sábado, 20 de junho de 2020

CRÔNICA


ÉTICA E MORAL – Valores ultrapassados

Acho que sou diferente. Vejo-me meio deslocado do que é ser ético nos dias atuais. Chego à idade da experiência, e da sabedoria com sensações, de que, a vida social de hoje está toda errada, e, fora dos padrões, que deveria ser.
Fui criado numa época em, que, a regra de vida dos menores era fundamentado nos valores morais, que orientavam o nosso comportamento em sociedade.
Entendo moral enquanto costumes, regras, e, convenções estabelecidos  por cada sociedade, e ética o “modo de ser” ou o próprio caráter.
A modernidade falsa, e, extraviada nos dias de hoje falseia o que seriam os valores de ética, e, de moral. A cultura atual estabelece parâmetros na base do politicamente correto!
Aceitam-se mentiras celebradas como “verdades” arrumadas ao bel prazer, que negligenciam os autênticos valores de moralidade, honra e caráter .
A execração da fé, leva ao total e pleno rumo do materialismo/consumismo. E, uma máscara ajeita todo esse sistema social do “ter” em detrimento do “ser”. Privilegia as imagens da beleza, do bonito, do confortável, da melhor qualidade, da marca, do lay out, do design...
É a idolatria, do que tenho segundo as regras da moda. Na competição do meu local social, eu tenho, que pelejar para poder estar em pé de semelhança do modismo, onde o consumismo impera.
Eu tenho, logo sou visto e valorizado, embora meu intelecto seja bisonho e tosco. Nesse tabuleiro de xadrez, jogo conforme as regras do consumo, do modismo, dos comportamentos, e dos relacionamentos entre semelhantes!
E, nesse contexto, pouca ou quase nenhuma necessidade de ser  ético nem moral, pois vale tudo o ter posses das coisas, ainda que, para isso se use da violência, do roubo, das agressões, da corrupção, da mentira, e, do embuste!
Hoje os critérios éticos, e, morais, são coisas caretas, a partir do entendimento dos jovens, como produto dessa nova era da modernidade, que despreza, e, põe no baú do esquecimento valores de antigamente, se considerarmos o antigo como sem valor e ultrapassado!
O que entender por valores ultrapassados?  Moral, ética e fé são susceptíveis de ultrapassagem pelo tempo? Virtudes, segundo me consta, jamais são ultrapassadas nem se tornam obsoletas!
Mas, nos conceitos de hoje, povos do mundo inteiro, e cada cultura apresenta-se nesse patamar grotesco, que afunila as culturas ao pior dos modelos humanos de convivência diríamos, nos padrões mais baixos, que remontam ao homem da caverna!
Tempos de tempestades se avinham a juventude atual, por não saber essas coisas... Por só pensar no ter... Levar a vida na base do consumo, e, da vagabundagem... Não respeitar o meio ambiente... Vulgarizar a língua pátria... Apreciar as drogas...  Fazer filho e abandonar as mães meninas ainda... Não respeitar seus pais... Não prezar a lisura da educação e das boas maneiras...
Portanto a derrocada da ética, da moral e da fé, como pilares do suporte de uma sociedade saudável, já começa no seio da juventude desvairada e se encalacra no restante da idade adulta.

Jose Alfredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário