terça-feira, 12 de maio de 2020


A ROTINA DE JESUS

Lançando um olhar às rotinas do Senhor Salvador, percebemos facilmente que Jesus tinha um compromisso diário com seu Pai. E, Ele era metódico nas suas ações rotineiras. Pela manhã Jesus ensinava em casa de Pedro em Cafarnaum. Na sinagoga ele ensinava e curava alguns doentes que lá se apresentavam.
À tarde, Ele percorria as várias aldeias, e, pelos caminhos junto às multidões que O seguiam, Ele, se sentava nos montes, e anunciava o Reino de Deus, com o emprego de parábolas. Deslocava-se, na companhia de seus discípulos, para outras aldeias, e nessa rotina ia até o anoitecer.
Chegava a noite, e Jesus, se retirava sozinho aos montes para “conversar com seu Pai”. Ele orava no silêncio das noites, e quase sempre, se Ele estivesse em Jerusalém, se dirigia a um lugar muito oportuno e que Ele gostava de frequentar: “O Monte das Oliveira”.
Durante seus deslocamentos, sempre a pé, ele parava para dar atenção aos mais necessitados, que O chamavam, como exemplo o cego Bartimeu, que à sua passagem por Jericó, “gritava pelo seu nome”, e Jesus ouvindo e vendo-o foi até ele e o curou da cegueira.
Mas, Jesus também procurava estar a sós com seus discípulos, para ensiná-los e prepará-los para a futura missão, depois da sua subida aos céus! A futura Igreja que estava nascendo ficaria sob as responsabilidades de Pedro e dos demais apóstolos. Vemos nos Evangelhos, que Ele sempre navegava com eles, no Mar da Galileia como querendo mostrar e dizê-los: “Eu ensino-os a serem pescadores de homens”!
Portanto Jesus tinha uma rotina extensa, e no final do dia ou das madrugadas Ele estava exausto, porém, estava sempre  empenhado no serviço a todos com seu amor, misericórdia e piedade, pois era a missão que seu Pai Celeste Lhe dera!
A rotina de Jesus era fazer diuturnamente obras de caridade, revelando o Pai, e anunciando as coisas do Reino, que, como Ele sempre dizia – “Está próximo”!
Na sua rotina, Jesus, sempre comparecia aos templos, fazendo as leituras do rolo da Lei, e depois os comentando na presença muitas vezes de “Fariseus”, que eram os doutores dessa Lei, e muitas vezes, por inveja, e orgulho, hostilizavam o Senhor e o hostilizavam.
Por fim, Jesus foi enviado pelo Pai, e, sua vida foi a de seguir a rotina da nossa salvação, com sua Santa Palavra, seus gestos, seus poder, seu amor, e, sua misericórdia.
Façamos nós, também, que nos dizemos “cristãos”, a nossa rotina de seguir Jesus, reconhecendo-O, amando-O, servindo-O!

Jose Alfredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário