quarta-feira, 16 de junho de 2021

 

VIAGENS EXTERNAS PAISAGENS INTERNAS

Deslumbrei-me!

 

Deslumbrei-me com as luzes da cidade luz!

Seus cafés, suas avenidas, seu perfume...

A impoluta Torre e o caudaloso Siena...

O charme intelectual de PARIS

Com seus perfis de altas rodas e modas!

 

Deslumbrei-me ainda, com a fleuma

Britânica de LONDRES a capital do mundo

Com o imponente Tâmisa, as batidasdo

Big Bem, o majestoso Wembley, e os

Esnobes pubs e suas cervejas/wisques!

 

Deslumbrei-me também, com os tijolinhos

Amarronzados e as espirais de seus canais...

A disciplina de suas bikes, e, o livre consumo

Da erva daninha conhecida como “maconha”!

Única langonha nas belezas de AMSTERDÃ!

 

Deslumbrei-me com a história do cristianismo

Olhando o Coliseu e dos cristãos mártires...

A suntuosidade do menor dos Estados; O Vaticano!

ROMA dos Papas... Terra da suculenta culinária italiana!

Da história de Pedro e de Paulo príncipes da paz!

 

Deslumbrei-me ainda com as gostosas trufas

De BRUXELAS, a bela capital da Bélgica e suas

Ouriverias e oficinas das joias de diamantes!

Da sua história, sou amante do Manneken Pis

O personagem que faz do gesto uma gozação!

 

Deslumbrei-me com o wisque de EDIMBURGO!

Pequena Londres, com seus pubs e pousadas

É o cartão de visita da Escócia! Com suas gaitas

De foles, e os saiotes masculinos acima da moda

Edimburgo esbanja muito estilo e charme!

 

Deslumbrei-me com o português mais ou menos

Compreensível de LISBOA! Mas, com a excelência

De seus vinhos e bacalhau! Alta qualidade de

Vida, os brasileiros convida,  para lá viverem!

Na porta de entrada para a Europa!

 

Deslumbrei-me com as luzes e exuberância dos

Shows e entretenimentos da “Fabulosa LAS VEGAS”

Desde as piegas procissões de turistas estrangeiros

Aos exuberantes e glamorosos hotéis cassinos!

Das máquinas magicas fazem do dinheiro, refinos!

 

Deslumbrei-me com as lembranças cinematográficas

De SAN FRANCISCO.  Nos seus bondinhos, que sobem

E descem os morros uivantes... O charme da Gold Gate!

A sinistra The Rock incrustada na Ilha de Alcatraz...

Lembranças de um passado de Al Capone!

 

Deslumbrei-me com os desertos e rochas vivas da

História de Israel, a Terra Santa de Jesus Cristo!

Do Rio Jordão, de JERUSALÉM, Cafarnaum, Belém,

Jericó... Da infância e mocidade de Jesus em Nazaré!

Territórios sagrados da construção e origens da fé!

 

Deslumbrei-me com as tradições dos Beatles ainda

Muito vivas nas ruas de LIVERPOOL, origem da

Famosa Banda que mexeu com os valores da mocidade

Dos idos de 1960, foram sete anos de pleno sucesso!

Jamais suas tradições musicais foram de regressos!

 

Por fim, deslumbro-me com as belezas brasileiras

De Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro,

Campo Grande, São Paulo, Floripa, Curitiba, Belo

Horizonte, Salvador, Maceió, Sorocaba e Lorena

Destas acolhedoras e simpáticas terras morenas!

 

Do exterior guardo as imagens de outras culturas;

Destas paisagens “internas” e brasileiras guardo

Minha cidadania e valores cívicos desta Terra que

Desterra toda a minha fé e esperança de uma vida

De bonanças sob a proteção de NS Aparecida nas

Nossas lutas de cada dia e esperançosas andanças!

 

Jose Alfredo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário