sábado, 20 de março de 2021

 

ESTADO LAICO

 

Afinal, o que é o Estado laico?

 

 

“Estado laico ou, no âmbito religioso, Estado secular é aquele, que, não adota religião oficial, não interfere nos assuntos religiosos – a menos que, esses estejam relacionados diretamente com questões jurídicas – e, não se deixa ser influenciado por nenhum viés unilateral religioso, ou seja, é independente de qualquer religião.

A palavra secular também é utilizada para designar algo, que é laico. Secular vem do latim saeculare, que significa mundano, ou seja, o que é do mundo físico e “não pertencente a Deus".

Em um Estado laico, não é vedada a prática religiosa, muito pelo contrário, as pessoas são protegidas pela Constituição para manifestarem livremente suas crenças e cultos, desde que observado o princípio de que a religião pertence à vida privada e não pode servir de parâmetro para um agente público em exercício do dever.

Isto posto, causa-nos “ásquera” as decisões intempestivas, e, ditatoriais dos Governadores/Prefeitos quando literalmente “FECHAM” as Igrejas, sobretudo as católicas, sob o pretexto, de que, nesses ambientes há uma perigosa proliferação infecciosa do COVID19!

Os Governadores não têm esse direito. Isso é da alçada dos Bispos Católicos, a quem, a Igreja está subordinada. Além, de que, observa-se um cuidado extremo nas medidas de profilaxia, e, higiene nas Paróquias, que, têm obedecido o distanciamento nas Missas com uso obrigatório do álcool em gel, e, máscaras!

Portanto o laicismo do Estado deixa bem claro, que, ele não deve interferir nas coisas da Igreja, uma vez que, os cidadãos têm liberdade de credos, sem que ele, o Estado, interfira em quaisquer, que sejam as questões, que envolvam a Igreja, como é o caso atual com os Governadores determinando ditatorialmente o seu fechamento.

Ao que, nos parece, os critérios dessas medidas esdrúxulas, à luz da fé, e, dos mandamentos da Igreja, se voltam contra Deus mesmo, e, contra seus ditames à Igreja de Cristo, que é seu sustentáculo!

A prática religiosa, portanto, não é vedada pelo Estado laico, que deve se omitir de quaisquer ingerências nesse sentido! A Igreja, é bom, que, se diga, tem sua própria vida, sacramentos, liturgias e pastorais. É, pois, um mecanismo independente do Estado (laico).

Essas medidas apenas mostraram o quão “ignorantes” são os Governadores e Prefeitos no “desconhecimento” da doutrina católica, e, dos preceitos, que regem todo o apostolado, e, ministério eclesial católico! Tratam a Igreja como se ela fosse uma ONG! É lastimável, portanto, esse tratamento preconceituoso de Governadores e Prefeitos, quando determinam o lockdown também nas Igrejas Católicas!

Fica bem claro, ao nosso entendimento cristão, que trata-se de uma atividade necessária, e, indispensável dos cristãos, a busca pela fé, e, pela oração, das graças, bênçãos, e, proteção de Deus para suas vidas! Isso, que estão fazendo é um exemplo da blasfêmia contra Deus!

 

Jose Alfredo -  jornalista

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário