quinta-feira, 26 de março de 2020


SEM NOÇÃO

Nessa “pandomina” da pandemia, muita gente não tem noção do que fala. Comparam o Brasil com a Europa nas questões do vírus, mas, não têm a mínima noção do tamanho continental brasileiro com a pequenez da Europa, apesar de ser constituída de vários países menores que o Estado de São Paulo!
Quanto maior o país, maiores seus problemas... Um país menor que o nosso Estado, consequentemente terão problemas “menores” e de soluções mais fáceis de ser resolvidos!
Esse teorema, jamais pode exprimir uma relação de igualdade, mas, a desigualdade de tamanho territorial é preponderante na razão direta de suas proporções...
O combate ao corona vírus aqui no Brasil é enorme, e requer muito mais providências, gastos e demandas sociais, que numa Inglaterra, Espanha, França, Alemanha, Itália...etc... Seriam insignificantes comparando com o nosso país! E, que caberiam ainda todas juntas aqui dentro do nosso território, repito de dimensões continentais!
A falta dessa noção de espaço, distâncias/população, faz com que parcela da sociedade, poste nas redes sociais conceitos sem nenhum fundamento, opiniões, repito, “SEM NOÇÃO” do que falam, na cobrança, por exemplo, das medidas por parte do Presidente Bolsonaro, como se governar o Brasil, fosse governar uma Itália, ou Espanha, ou ainda toda a Europa, que cabe dentro do Brasil, e ainda sobra muito espaço territorial!
As demandas, que requerem no combate e prevenção ao contágio da pandemia  são gigantescas se comparadas com os países da Europa com tamanhos e populações bem menores que os do Brasil... E, assim, a diferença administrativa com a epidemia sob os pontos de vista das despesas, assistência médica, produção de medicamentos, isolamentos, estrangulamento da economia, cuidados com os idosos, paralização das atividades consideradas essenciais (Bombeiros, hospitais, comercio em geral, rodovias e seu trânsito pesado, aeroportos, escolas, etc...) pode acarretar um grande e profundo colapso no desenvolvimento e na vida normal da gigantesca nação brasileira.
Sem noção é ainda, o desconhecimento do clima do Brasil com relação aos demais países europeus onde o frio é favorável  à rápida propagação do vírus, o que  não ocorre por aqui, ou  seja, com mais morosidade pelo nosso clima tropical (calor)...
A faixa etária da Europa é de maioria IDOSA... A população europeia é “velha de idade”, e, com isso é mais sujeita ao contágio da epidemia. Seus grupos de risco é maioria... E, isso não é o caso aqui no Brasil...
Por fim, sem noção é também as opiniões que se opõem ao Presidente quando ele é favorável a que voltemos às atividades normais e que o trabalho retorne ao seu curso, mas, como ele mesmo diz – “Que se tomem as providências com relação aos grupos de riscos que são os nossos idosos”, que, devem ficar em casa... Assim, ele quer evitar o colapso da economia, e normalizar toda a panaceia que se criou, e está mexendo com as expectativas da sociedade, que, está se mostrando impaciente, e temerosa com a situação, além do que, já começam a surgir ações de vandalismo com saques a supermercados e lojas, com a ausência das pessoas nas ruas, que se mostram desertas e até com a ausência de policiamento!

Jose Alfredo - jornalista


Nenhum comentário:

Postar um comentário