segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

CRÔNICA

 

TSUNAMI DE LIXO NAS PRAIAS

 

Uma vergonha o espetáculo dantesco, que vimos nas praias de Niterói no Rio, em que pese, também o mesmo procedimento em outras tantas pelo País, em consequência da “virada do ano”, gigantescos tsunamis de garrafas plásticas, caixa de isopor, garrafas de vidro, latinhas de cerveja, refrigerantes, e outros objetos deixados ao léu pelos porcos frequentadores, numa demonstração de relaxo, e,  falta de respeito às medidas de higiene pública.

Essa parcela desqualificada da população, que não mede nem reflete com responsabilidade seus atos de abuso, e, agressão a um dos mais sagrados templos do meio ambiente, que são as “PRAIAS”  brasileiras, as tratam como se estivessem na terra de ninguém, quando, a realidade mostra, que são de todos, e, por todos deveriam ser bem tratadas, respeitadas, limpas, e, ordeiras!

Mas, esses procedimentos sempre acontecem, quando, por ocasião de feriados prolongados, com o bando de porcos desvairados, chegam, e por vários dias, frequentam esses locais, e, quando vão embora, deixam sempre seus rastros de sujeira.

Antigamente, nos tempos dos “farofeiros” podíamos já perceber, que, aquilo depois de certo tempo iria se avolumar, e virar uma pandemia do lixo... E, isso está acontecendo atualmente! Os herdeiros dos farofeiros seguiram seus passos, e, sem parcimônia, fazem vistas grossas quando consomem sua alimentação confortavelmente sentados, e, abrigados sob seus guarda sóis, não são capazes de acondicionarem seu lixo em sacolas plásticas sem deixa-lo espalhado emporcalhando o local onde estiveram!

Observando o movimento das ondas, nos parece, que, o mar, bravio, e ofendido com a sujeira provoca seus tsunamis tentando levar toda aquela porcaria fedorenta e porca, às areias das belas praias, como se fossem um curral por onde passou a boiada!

Essas atitudes expressam a falta de educação, e, cultura de uma imensa parcela da população, que frequenta as praias, e, lá deixam seus detritos em total falta de respeito ao que esse “meio ambiente” (praias belas, mar, sol, areia), sofre com essas agressões de insanas pessoas, que, mais parecem antas desvairadas, e, burras, que, só sabem, comer, e, beber, mas não se atentam a uma coisa tão simples, e, necessária que é, acondicionar seu lixo em sacolas plásticas, o que, já ajudaria, e, muito no recolhimento pelo pessoal da limpeza publica!

Na minha opinião deveríamos ter nos currículos escolares uma matéria, cujo título seria: “Respeito ao meio ambiente”,  onde seriam ensinados atitudes de como se preservar matas, rios, córregos, praças públicas, árvores, plantas, jardins, praias, ruas, praças, caminhos silvestres, banheiros públicos, coletivos, metrôs, avião, trem, frente de suas casas, etc...

Vejo que, esse relaxo é muito mais falta de vergonha, e, preguiça, aliadas à tosca educação de grande parte dos cidadãos (se que é que se possa chama-los com esse título honorífico)!!!!!

 

Jose Alfredo - jornalista

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário