terça-feira, 13 de janeiro de 2015

JEITINHO BRASILEIRO

Porque fazer hoje o que posso fazer amanhã?
Deixa pra lá que depois dou um jeito!
Porque tenho que fazer se ninguém faz?
- “Seu guarda, não dá pra quebrar o galho”?
Situações que se assemelham às cartas fora do baralho...
Em todos os “jeitos” sempre tem um trejeito...
De todo o jeito, o do brasileiro é contumaz.


Trabalho de segunda à sexta que se encerra mais cedo...
Porque sexta é o dia internacional da cerveja!
Se tiver feriado na quinta o jeitinho se completa!
Praia à vista e felicidade repleta!
Se o feriado é na segunda, do bolo quero a cereja!
Começo o jeitinho na quinta emendando...
Tudo o que eu tenho direito pra não ficar resmungando!


Na guerra do trânsito prevalece a lei do cão.
Cada um na sua, mas sem barbeiragem...
No jeitinho dou minhas costuradas,
Com velocidade sempre quero chegar à frente!
A imprudência com certeza me surpreende,
Mas não me incomodo com as “barbeiradas”!
De dedo em riste mostro a minha sacanagem...


Não sou muito afeito nessa tal de cultura política...
Em dia de eleição cumpro com minha obrigação!
Para mim quem ganhar está legal!
Pagando meu salário e sempre com aumento,
No fim do mês contento-me com meu pagamento!
Estou estressado com esse negócio de corrupção,
Mas com jeitinho, tudo isso é normal!


Gosto de uma fofoquinha quando não é comigo!
Tenho sempre um jeito pra difamar e julgar.
Espalhar boatos é igual jogar penas no ventilador...
Quanto mais ferver o caldeirão é melhor assim...
O “disse que me disse” se espalha como notícia ruim,
Nos diversos “jeitinhos” travestido estou de traidor!
Sempre disposto, a primeira pedra atirar!


Meu jeitinho brasileiro é ser folgado.
Não cumpro leis porque são muitas!
Trabalhar menos porque meu salário é pouco!
Não pago aluguel em dia, porque é meu direito...
Se quiserem ferrar-me, saio pelo portão estreito!
Arrumo outra casa e dou uma de louco...
Afinal, vou às passeatas e grito até ficar rouco...


Com jeitinho, tenho o futebol, cerveja e samba no pé...
Tenho feriado que encurta a semana de trabalho...
Cerveja pra refrescar a cuca, praia pra me bronzear...
Futebol para xingar o juiz e zoar com a torcida rival...
Dinheiro que é bom, quase preciso arrumar na moral!
Mas pra tudo tem um jeito que só brasileiro sabe descolar!
Sem jeitinho, não há jeito... É carta fora do baralho!

(Jose Alfredo Evangelista)







Nenhum comentário:

Postar um comentário