terça-feira, 4 de janeiro de 2022

 

 

PISTA DE AÇÃO E REAÇÃO!

 

O conhecido exercício militar que mobília essa pista, faz pressão sobre os combatentes que por ela passam, oferecendo ações de surpresa que vão exigir rapidez, iniciativa, segurança nas suas reações. São testados a cada centímetro por onde se deve caminhar ou correr, se assemelhando às ações do inimigo.

Quem passa pela pista está sozinho e deve tomar todas as iniciativas para não sucumbir ante as surpresas. Pela pista o combatente vai encontrar: Armadilhas, atirador de tocaia, poderá ser aprisionado para contar e revelar mensagens importantes que está levando ao seu superior, sempre surpreendido.

Pois bem. Disse isto para traçar uma semelhança à nossa vida, que certamente apresenta todos os percalços enunciados na pista. Somos conduzidos pelos dissabores da vida e sempre cercados por inimigos que nos entocaiam!

Sobre diversos aspectos, “segurança, moralidade, sexualidade, honra, hombridade, respeito, honestidade, religiosidade, trabalho, responsabilidades, família”, etc... na maioria das vezes nos deparamos no nosso caminho como se estivéssemos numa pista de “ação e reação” competindo na vida para a nossa sobrevivência!

Na selva de nossos caminhos vamos sempre por trilhas na espreita de algozes adversários/inimigos que nos querem pegar. Mas, como atributos de um autêntico combatente da vida, devemos nos pegar a algumas virtudes militares: “A paciência, determinação, atenção, silêncio na caminhada, ouvir bem todos os ruídos, estar sempre com os sentidos aguçados e preparados para todo o tipo de reação”...

Andar ou correr é sempre escolha do combatente!... Cada caso é um caso... Cada situação exige uma estratégia... Durante o dia temos mais visibilidade e reflexos... Durante a noite, bem, aí “todos os gatos são pardos”!  Às vezes esconder-se é uma excelente opção! Aguardando para uma reação na mesma medida (A surpresa que passa para o nosso lado)!

À noite, a disciplina de ruídos é a melhor estratégia. Jamais entregue ao inimigo, com seus barulhos, a sua posição! E lembre-se ainda da disciplina de luzes o que será fatal!

Então, muita atenção nessa comparação com a vida! Ela é sempre uma constante caminhada por uma pista de ação e reação! Uma leve falha na sua conduta põe tudo a perder e você será capturado!

 

Jose Alfredo – Subtenente do Exército Brasileiro. Jornalista/Escritor/poeta/Teólogo/Comendador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário