O PODER E A GEOPOLÍTICA
O mundo de hoje está fragmentado. Os cenários do poder mundial são
diversos e fatiados pela nova geopolítica. Novos padrões de pensar políticas
econômicas, bélicas, negócios, comércios, culturas, empresariais, religiosas,
médicas, e, uma série de outras nuances, que dirigem o PODER, e mapeiam os conceitos
da nova geopolítica, nas suas relações entre as comunidades internacionais,
segundo, suas ideologias e critérios de influências.
Conglomerados do poder perdem seu potencial de mando aos movimentos
sociais. ONGS, Associações populares, Corporações, Igrejas, manifestações
populares de rua, influências persuasivas pelas redes sociais, populismos de
Presidentes, e outros, enfrentam e desequilibram a hegemonia das potências.
Desde os meados do século XX a transitoriedade do poder é notória. O
mundo vem passando por uma série de transformações. Potências hegemônicas como
os Estados Unidos têm de lidar, cada vez mais, com limitações em sua atuação, e
as grandes companhias agora, enfrentam a crescente ameaça dos pequenos
empreendimentos.
O Poder, na política, ou, nos negócios, está se tornando mais
fragmentado. O evento das novas tecnologias de informação estão formatando as
concepções de pequenos investidores no conhecimento de manipulação da economia,
do comercio, e, das demandas micro empresariais gerando dessa forma, micros poderes,
e proliferando micro regiões com novo cenário nas discussões da geopolítica,
aproximando as distâncias, ideias, critérios, filosofias, ideologias, e
demandas por mercados emergentes, incluindo as comunidades mais pobres.
Poder e geopolítica são as facetas de um novo mundo cujas formas de pensar
o poder, põem em evidência quatro diferentes meios para a sua prática, ou
canais por meio dos quais o poder e a geopolítica são exercidos: “A FORÇA, O
CÓDIGO, A MENSAGEM e A RECOMPENA”!
- “A FORÇA”: Destaco a capacidade
de coerção e o uso da violência.
- “O CÓDIGO”: Moral, tradição, normas culturais, expectativas sociais,
crenças religiosas, e valores transmitidos ao longo de gerações ou ensinados às
crianças na escola.
- “A MENSAGEM”: Todos conhecem o poder da “publicidade”! Não requer nem
força, nem código moral. É a sua capacidade de persuasão. Vide, como exemplo,
essa prática exercida pela Rede Globo de Televisão!
- “A RECOMPENSA”: Qualquer pessoa com a capacidade de oferecer “recompensas”
materiais conta com uma grande vantagem em levar os outros a se comportar de
uma maneira, que corresponda aos interesses dela!
Normalmente,
geopolítica é uma palavra associada aos assuntos que envolvem relações
internacionais, acordos diplomáticos e toda espécie de conflito entre países,
culturas ou disputas territoriais. É muito comum as pessoas entenderem
geopolítica com uma síntese dos acontecimentos atuais de nossa sociedade. Essas
definições estão muito vinculadas aos meios de comunicação, mas o conceito de
geopolítica e a sua distinção em relação à geografia política ainda é motivo de
debates entre cientistas sociais de diversas áreas de conhecimento.
À
opinião pública mundial, o PODER se notabiliza como um conceito que se utiliza
da geopolítica para a consecução de suas aspirações. É bom frisar, que, numa
certa compreensão, o movimento pandêmico que vive o mundo, hoje, pode
vislumbrar entremeios de algum PODER escuso, misterioso, e, nocivo, que, busca,
de alguma forma, se sobrepor por uma demanda econômico-financeira que, abrange
um leque gigantesco de sua ação “geopolítica”!
Jose
Alfredo - jornalista
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