sexta-feira, 8 de setembro de 2017

MAGDALA e TABGHA



Dois locais de profunda bucolidade que trazem às lembranças fatos da história cristã. Banhadas pelo Mar de Genesaré e pelos campos verdejantes da Galiléia, ambas encerram no seu solo os passos de um Mestre Nazareno chamado Jesus, O Galileu.

Em MAGDALA era uma pequena aldeia de pescadores. Alí nasceu Maria Madalena irmã de Lázaro e Marta. Lázaro era de linhagem nobre (Príncipe) e sua família tinha algum destaque social. Eles moraram em MAGDALA antes de se mudarem para Betânia.

Apesar dessa linhagem Maria Madalena se prostituiu. Um certo dia estava ela possuída de sete demônios (espíritos impuros) e Jesus os expulsou.

Nas proximidades de MAGDALA fica o Monte das Bem Aventuranças (Chamado em Israel de Beatitudes) onde Jesus subiu e pregou para milhares de seus seguidores.

TABGHA, outra pequenina aldeia dos tempos de Jesus é o lugar da multiplicação dos pães às margens do Mar da Galiléia. Fica alguns quilômetros de Cafarnaum ao Norte e próxima do Monte das Bem Aventuranças.
Foi nessa pequena aldeia que Jesus ensinou a oração do PAI NOSSO aos discípulos.

TABGHA significa “As sete fontes”.

Jesus fez ainda muitos outros milagres e pregou o Reino nestas terras frescas e verdejantes da Galiléia. Seus discípulos os escolheu e convidou nas margens do Mar da Galiléia ou Lago de Genesaré, pois a maioria deles era pescador.



Jose Alfredo. (Fonte: Peregrinação na Terra Santa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário