sexta-feira, 6 de março de 2015

CRONICA ESPORTIVA

FUTEBOL – PERDI O ENCANTO!


Quando vejo os jovens torcedores brasileiros, berrando e gritando nos estádios pelos seus times fico acometido por uma grande e imensa compaixão!
Sou da época romântica quando a Seleção canarinho conquistava pela primeira vez o campeonato mundial, em 1958 na Suécia. Depois vieram os triunfos mundiais do São Paulo nos campos japoneses... Mais um pouco e a Seleção Brasileira alcança a marca de Penta Campeã mundial!
Mais recente, as jovens torcidas de Flamengo, Grêmio, Atlético Mineiro, Internacional e Corinthians, deleitam-se com seus grandes times, na Copa Libertadores da América!
Não me surpreendo em afirmar que perdi o “encanto” pelo futebol brasileiro e  mundial!...
Tanto quanto podemos perceber a podridão que grassa nos bastidores da política e em empresas, no futebol não é diferente!
Para justificar a minha total descrença e desencanto, mostro a seguir algumas razões que, acabaram com o futebol brasileiro que vem sorrateiramente sendo minado, a partir da FIFA e da CBF.
Essas duas siglas, não passam de organizações mafiosas e fraudulentas que se utilizaram do futebol para uma grande festa de desvio de divisas, empresas laranjas, enriquecimento ilícito nos paraísos fiscais, dirigentes corruptos, favorecimentos ilegais envolvendo nomes do governo brasileiro, delegados, juízes, empresários brasileiros, europeus e americanos, multinacionais, emissoras de televisão, clubes e jogadores!
Nesse jogo sem vergonha, não existem limites... Vale bajular ditadores, fazer uso político dos atletas, colocar sócio para comprar jogador na concentração, entregar contratos milionários aos amigos...
Comecemos pela figura patriarcal do conhecido “Chefão” da FIFA João Havelange que se instala na poderosa empresa que manda no futebol mundial, após a conquista da Taça Jules Rimet quando então era o Presidente da CBD – (Confederação Brasileira de Desporto). Havelange, nessa ocasião já estava de olho na Presidência da FIFA que estava com o inglês Stanley Rous.
A conhecida figura e sherife da atual CBF, “Ricardo Teixeira”, casou-se com a filha de Havelange, onde começam então, a proliferação de negócios e negociatas, usando do futebol como a “galinha dos ovos de ouro”. Rolou muita grana através de contratos de gaveta e desvio de recursos da CBF para apaniguar, padrinhos políticos, governantes, Clubes e jogadores.
Para ter-se uma ideia do poderio econômico sob a regência do sogro e seu genro, empresas de domínio mundial como NIKE e ADIDAS estiveram metidas nas negociatas, a tal ponto da NIKE mandar na Seleção Brasileira, indicando jogadores desde a sua convocação até a entrada em campo.
A roubalheira contou ainda com um empresário e Presidente do Barcelona que veio ao Brasil antes da Copa de 2014, a fim de coordenar contratos de Empresas com direitos de transmissão e pacotes para a Copa.
Bem, essas minhas considerações, são apenas gotinhas de orvalho ante o vendaval e a enxurrada da sujeira que tomou conta do futebol brasileiro, que vem impune desde João Havelange com Ricardo Teixeira encabeçando tantos outros nomes que constam da documentação de diversas CPI, como da Bola, da NIKE e outras estâncias da jurisprudência brasileira.
Toda essa nojeira atingiu meu antigo encanto pelo futebol. Parei de torcer... Não Torço mais nem para a Seleção Brasileira, que foi exposta ao ridículo na Copa passada. Repito, tenho dó da garotada de hoje que se descabela em torcer para o seu time mas que desconhece a SUJEIRA DE BASTIDORES que se encalacrou no apaixonante esporte da bola.



Nenhum comentário:

Postar um comentário