QUATRO REPORTERES E UMA REPORTAGEM
Sem uma pauta definida, sem reunião de briefing pelo Editor
chefe, quatro repórteres, produziram a mesma reportagem. Na época não havia
telefone, computador, celular, jornais ou revistas... Não havia a mídia para a divulgação
das reportagens.
As notícias corriam de boca em boca... Era lá pelos anos "40/60" da nossa era. E os quatro repórteres valeram-se das suas experiências como
testemunhas oculares registrando-as com o objetivo de legar suas reportagens
à história da humanidade.
Cada um deles, no seu devido momento, fizeram então suas
reportagens, a partir do convívio com a personagem central dos fatos.
Tudo isso ocorria numa região sob o domínio dos Romanos chamada
de Palestina, e de cujo povo era os israelitas, e a cidade, era Jerusalém.
O primeiro repórter chamava-se MATEUS. Era judeu e coletor de
impostos, portanto funcionário dos romanos. Redigiu sua reportagem na língua
aramaica (dialeto do hebraico). Mateus,
escreveu sua matéria para o povo judeu.
O segundo repórter chamado
MARCOS, era um discípulo de Pedro, o mais velho dos discípulos, do
personagem da sua reportagem. Seus
textos representam um apanhado dos ensinamentos de Pedro em Roma.
O terceiro repórter era LUCAS. De origem grega, e praticante da
medicina. Muito inteligente e aculturado, não era testemunha ocular dos
acontecimentos. Seus textos eram dignos de crédito pelo cuidado que teve em
documenta-lo.
E, por fim, o último dos repórteres, chamado de JOÃO. Também judeu. Suas matérias sobre os fatos que
ele documentou, os escreveu em Antioquia em Éfeso na Grécia, mais de trinta
anos da redação dos três primeiros. Suas reportagens sempre tiveram
características mais espiritualizadas, no estilo de suas narrativas sobre os
acontecimentos.
Numa retrospectiva sobre os quatro repórteres temos que:
- MATEUS, escreve na Palestina para os leitores judeus. Seu
texto se particulariza pela abundância
de citações do Antigo Testamento.
- MARCOS, busca se apresentar com suas aterias e reportagens
aos “pagãos” daquela região fazendo
notar sobretudo, o que havia de extraordinário e de valor probatório nas suas
reportagens.
- LUCAS, que escreve
também para os pagãos, tem a visível preocupação de apresentar suas matérias
sob um aspecto mais atraente e comovedor.
- JOÃO, procura mostrar aos seus leitores os aspectos da
divindade, e do homem no concreto de seus atos e de seus discursos, referidos
ao personagem central das reportagens.
Isto exposto, estamos falando dos quatro apóstolos de Jesus, que
o seguiram, e por ele foram instruídos, e que, após sua morte, legaram à
humanidade seus “Evangelhos”, como a grande reportagem da Boa Notícia.
A maior das reportagens de todos os tempos, com a cobertura dos
quatro repórteres e apóstolos de Jesus, como testemunhas oculares, legaram à
história da humanidade, a vida do Deus feito homem, que habitou entre os
humanos.
Jose Alfredo – jornalista católico
Nenhum comentário:
Postar um comentário