domingo, 10 de abril de 2022

 

 

QUATRO REPORTERES E UMA REPORTAGEM

 

Sem uma pauta definida, sem reunião de briefing pelo Editor chefe, quatro repórteres, produziram a mesma reportagem. Na época não havia telefone, computador, celular, jornais ou revistas... Não havia a mídia para a divulgação das reportagens.

As notícias corriam de boca em boca... Era lá pelos anos "40/60" da nossa era. E os quatro repórteres valeram-se das suas experiências como testemunhas oculares registrando-as com o objetivo de legar suas reportagens à história da humanidade.

Cada um deles, no seu devido momento, fizeram então suas reportagens, a partir do convívio com a personagem central dos fatos.

Tudo isso ocorria numa região sob o domínio dos Romanos chamada de Palestina, e de cujo povo era os israelitas, e a cidade, era Jerusalém.

O primeiro repórter chamava-se MATEUS. Era judeu e coletor de impostos, portanto funcionário dos romanos. Redigiu sua reportagem na língua aramaica (dialeto do hebraico).  Mateus, escreveu sua matéria para o povo judeu.

O segundo repórter chamado  MARCOS, era um discípulo de Pedro, o mais velho dos discípulos, do personagem da sua reportagem.  Seus textos representam um apanhado dos ensinamentos de Pedro em Roma.

O terceiro repórter era LUCAS. De origem grega, e praticante da medicina. Muito inteligente e aculturado, não era testemunha ocular dos acontecimentos. Seus textos eram dignos de crédito pelo cuidado que teve em documenta-lo.

E, por fim, o último dos repórteres, chamado de JOÃO.  Também judeu. Suas matérias sobre os fatos que ele documentou, os escreveu em Antioquia em Éfeso na Grécia, mais de trinta anos da redação dos três primeiros. Suas reportagens sempre tiveram características mais espiritualizadas, no estilo de suas narrativas sobre os acontecimentos.

Numa retrospectiva sobre os quatro repórteres temos que:

- MATEUS, escreve na Palestina para os leitores judeus. Seu texto se particulariza  pela abundância de citações do Antigo Testamento.

- MARCOS, busca se apresentar com suas aterias e reportagens aos  “pagãos” daquela região fazendo notar sobretudo, o que havia de extraordinário e de valor probatório nas suas reportagens.

-  LUCAS, que escreve também para os pagãos, tem a visível preocupação de apresentar suas matérias sob um aspecto mais atraente e comovedor.

- JOÃO, procura mostrar aos seus leitores os aspectos da divindade, e do homem no concreto de seus atos e de seus discursos, referidos ao personagem central das reportagens.

Isto exposto, estamos falando dos quatro apóstolos de Jesus, que o seguiram, e por ele foram instruídos, e que, após sua morte, legaram à humanidade seus “Evangelhos”, como a grande reportagem da Boa Notícia.

A maior das reportagens de todos os tempos, com a cobertura dos quatro repórteres e apóstolos de Jesus, como testemunhas oculares, legaram à história da humanidade, a vida do Deus feito homem, que habitou entre os humanos.

 

Jose Alfredo – jornalista católico

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário