APRENDER E APREENDER
Dois pesos, e duas medidas nesta retórica da
língua portuguesa. Aquilo que se aprende, pode ser esquecido fácil e rapidamente!
Este é o processo do “APRENDER”!
Retendo e fixando na
memória essa história, acontece pelo processo do “APREENDER”! Que fixa na
lembrança dos nossos pensamentos. Então, é o caso, do que “aprendemos e
apreendemos” dos Evangelhos e das Sagradas Escrituras.
É evidente que se com
certa frequência temos essas
informações, teremos apreendido e fixado n consciência! Mas, se não tivermos o
exercício da efetividade nas leituras das Sagradas Escrituras, aprendemos e
depois esquecemos! Vejamos uma poesia sobre o assunto:
RETÓRICA DA LÍNGUA
PORTUGUESA
Memória, que fixa lembranças.
Informações, que se
aprende!
Momentos, que se
esquece...
Saber, que se apreende!
O saber pode ser “aprendido”
e
“Apreendido”... Fixado
e memorizado,
Ou, atento e depois
esquecido,
É a capacidade de
aprendizado!
“Aprender ou apreender”
formulam
Os dons de guardarmos no
saber, o
Conhecer pelo ler, pelo
ver. Estimulam
A consciência na
essência do raciocínio!
Tirocínio do pensar
daquilo, que aprendeu...
Mas, não reteve...
Daquilo, que apreendeu
E, fixou na lembrança.
Guardou na memória
Sua história e outras
que conheceu!
Jose Alfredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário