GRANDES
E PROFUNDAS DISPARIDADES
Enquanto
a era da tecnologia domina os dias atuais, com a Internet, a inteligência
digital, a comunicação entre celulares com diversas redes sociais, a televisão
com a propagação das mídias, a mentalidade humana em grande parcela, definha na
ignorância na ausência maligna de cultura!
Os
jovens vivem dedilhando seus celulares e acessando a Internet pelos
computadores. Adultos acessam as notícias das políticas dos governantes, os canais
de tv a cabo com grande diversidade de opções entre filmes, documentários,
telejornais, e com toda essa gama de informações a tecnologia inerente, pouco
intercede na cultura popular.
A
maioria das pessoas, não sabe interpretar textos. Os jovens não dominam a língua
portuguesa. Os livros permanecem esquecidos nas estantes. Mas as fofocas
grassam pelas redes sociais (whatsapp, facebook, instagram, etc...). As
besteiras são divulgadas minando as bases culturais, quando deveriam ser
alavancas de saber, de pensar, de formular raciocínios, elaboração de ideias, criação
de opiniões, discernimento político, e outras compreensões culturais!
Enquanto
isso, a grande mídia profissional, aproveita-se dessa lacuna maldita para
inocular suas ideologias e comprar as consciências incultas para vender seus
produtos nefastos como a manipulação política, consumista, e, ideológica, formatando
o pensar coletivo do povo!
Observa-se
então, que o avanço da tecnologia da informação, serve apenas para os caprichos
viciosos dos seus usuários, que o utilizam, dentro dos limites de suas ignorâncias
como brinquedos em mãos de crianças!
Certamente
algumas escolas têm a prática de ensino através do uso de computadores aos seus
alunos, na pesquisa de temas relacionados às suas aulas, porém, assim que saem
da escola, os estudantes fazem o uso indevido (redes sócias para fofocarem, trocarem
besteiras, acessarem sites pornôs na Internet, assistirem vídeos de violência
explícita, etc...) afirmando ainda mais suas ignorâncias veladas nas suas
capacidades de pensar e raciocinar e falar bem o idioma português, que seria o
principal índice cultural de uma cidadania!
Ao
que nos parece, a falha da utilização errada e enganosa dessa tecnologia da
informação, começa nas planilhas educacionais das Escolas (principalmente de
primeiro e segundo graus), cujos diretores e professores deixam a desejar no
planejamento adequado no uso pedagógico desses meios, que, se bem manejados,
muito cooperariam com a cultura e o conhecimento dos estudantes.
Jose
Alfredo - jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário