quinta-feira, 15 de abril de 2021

 

DUZENTOS ANOS DE UM GRITO

 

Faz eco até os dias de hoje um grito

Sufocado pela opressão e jugo de um

País multifacetado com múltiplas

Culturas! Lembranças idas de priscas

Eras de um Império português...

 

De Terra da Santa Cruz ao Brasil

Das caravelas de Vasco da Gama,

Às verdejantes florestas e céu cor de anil

Com exuberante natureza e de

Flora e fauna de Muitas riquezas

 

A Terra Brasilis celebra duzentos anos

De independência preterida pela morte

No Grito que o Imperador ensejou a vida!

E a “Ordem e Progresso” tremula na

Flâmula pátria que aos seus filhos convida!

 

Independência soberana de luta insana...

Marca nesses duzentos anos, revoluções,

Movimentos, ideologias, Repúblicas...

Processos de sua afirmação e emoções

De tantos embates a liberdade é súplica!

 

O grito de Pedro às margens do riacho

Fez longos ecos e ressoa hoje na busca

Da paz e do progresso que ordena o

Caminho da amada e idolatrada pátria!

 

Um tempo curto para este recanto do

Novo mundo, buscando  luz no túnel  fundo

Nestes tempos pandêmicos a travar

Soluções e nossa liberdade limitar!

 

Duzentos anos da construção

Que refletem a cidadania conquistada

De uma jovem e predestinada nação

 

País continente, de clima privilegiado...

De imponente floresta e caudalosos rios

Solo rico em minerais e pedras preciosas...

 

Mas, de misteriosas forças antagônicas

De filhos lesa pátria que mancham sua

Honra e cidadania com políticas crônicas!

 

Celebração, por fim, do “Grito”, que

Até hoje ecoa das gargantas de verdadeiros

Brasileiros com empatia à cidadania!

 

Gritamos todos pelo dístico “ORDEM E PROGRESSO”

A tremular na Bandeira impoluta na ideologia e com

Idiossincrasia pela cidadania que está de regresso!

 

À pátria toda a reverência

Ela é por excelência

A nossa essência!

 

Jose Alfredo Evangelista - jornalista

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário