A PANDEMIA NA ERA DAS INFORMAÇÕES
A demanda de ideias e pensamentos de hoje é imensa e brutal. Os
cidadãos consomem muitas informações e com isso geram muitas falações, comentários,
opiniões e divagações, sobretudo, que expressam em pensamentos e discursos ao
sabor de veleidades e irresponsabilidades do que falam!
A televisão, os jornais e revistas, os bate papos calorosos
entre semelhantes, promovem uma derrama de fofocas e boatos, que quase sempre,
não refletem suas realidades nem veracidades!
A grande mídia de hoje é a responsável por isso, seguida da era
digital com computadores e celulares, que estão sempre às mãos como
instrumentos dessa enxurrada de informações sobre tudo!
Mas, o que se percebe, é que as pessoas (a maioria delas) não
têm uma estrutura educacional nem cultural para absorver analiticamente toda a
gama de informações, sobretudo de caráter políticas. E, por isso são “conduzidas
e manipuladas” por classes elíticas que as dominam com empatia proselitista.
A era das comunicações midiáticas aproximou mais os indivíduos
trazendo-os para dentro de uma grande bolha de pensamentos, ideias, discursos e
opiniões, não raras vezes, difamatórias contra tudo e todos, e, principalmente
contra ao que, lhes são contrárias!
Deve-se a isso, uma grande falha no sistema educacional que
nessa deformação cultural, o que se vê hoje, de grande parte das parcelas
sociais e populares, contradições hostilizantes e maledicentes quando se
referem ao governo e aos políticos em geral. O Congresso, o STF,o Presidente da
República, as Leis que regem a sociedade, as classes mais abastadas, os ricos,
enfim, as elites pensantes (ou dominantes do Brasil), são colocadas todas na
parede para serem fuziladas pelo ódio e destempero da maioria plebeia do povo.
Um velado espírito de ódio paira sobre as camadas pobres do povo
endereçado às autoridades que nos governam, e que de certa maneira, se apresentam
com grandes momentos de incompetências, que levam a esses estados de profundos
desnivelamento, principalmente econômicos, fazendo valer o eterno ditado: “O
rico está cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre”!
É despejado quase que diariamente notícias ruins, haja vista o que a mídia
propala sobre a pandemia! Vê-se que é uma grande confusão, sem nexo, nem lógica
para que se possa emitir juízo de valores sobre! Não há por parte dos “governos”
(Dos Estados notadamente) planejamentos e clareza sobre o que estão fazendo,
por exemplo, no processo de vacinação contra o COVID19!
E, as camadas populares ficam entre fogos cruzados... Entre a
cruz e a espada... Entre o que diz o Executivo, e o que dizem o Legislativo, o
Supremo Tribunal Federal e os governadores além das tímidas participações por
parte de alguns Prefeitos.
O recénte episódio em que o STF mete os pés pelas mãos, e invade
um território sagrado dos cristão católicos e evangélicos, reflete bem essa
confusão proibindo a abertura das Igrejas para os cultos, caracterizando assim,
medidas arbitrárias e ditatoriais, uma vez que na Constituição Federal, “É
livre a expressão religiosa em todo o território nacional e o Estado é laico
nessa questão”!
Como disse, a opinião pública começa a se voltar contra o STF e
Governadores, que odiosamente tomam medidas contraditórias às que o Presidente
tenta definir sobre essas questões.
O que se vê diariamente nos telejornais principalmente é a
repetição em cada dez palavras “onze” falam de: “Bolsonaro, COVID19, vacinas,
mortes, UTI, leitos nos hospitais”, num cansativo discurso cujas demandas não
mudam nem apresentam alguma solução. Porém, o que podemos perceber são as tentativas do Presidente
Bolsonaro na busca das soluções, ainda que, as mídias “globais” se posicionem
sempre contrárias e alguns Governadores contrários hostilizem Bolsonaro, mas,
não apresentam suas soluções!
Jose Alfredo - jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário