OS LADOS DA
SOCIEDADE
Afinal, para
que lado a sociedade está indo? Para a esquerda?... Ou para a direita? Que
caminhada é essa, desvairada, e sem rumo? Uma parcela prefere a direita... Outra
a esquerda! Lados são lados, mas, porque essa preferência? Qual as razões que
levam a uma ou outra? Que lados são esses? O de fora?... O de dentro?... O de
cima ou o debaixo?... O da frente ou o detrás?...
O povo
conduz-se como uma boiada sem condutor! Vai para onde o vento aponta, na agonia
de uma tempestade, que sopra para todos os lados! É uma alternância de
procedimentos, sobretudo “político-ideológico”!
De matizes
variadas e históricas, os lados “mais à esquerda” expressam as tendências
socialistas/comunistas, contrapondo-se à democracia e ao capitalismo... Com forte
presença do Estado, que manda em tudo e por todos os “lados”!
Do outro “lado”,
e mais à direita, os do contra... Flertam com a democracia, economia
neoliberal, capitalismo que enseja o consumo desenfreado, as liberdades de
expressão, os direitos de ir e vir, enfim, é o lado das liberdades e direitos
individuais, sem que o Estado possa encetar suas ditames ditatoriais!
Mas, e aqui
no Brasil, quais seriam os lados de preferência e que estão se evidenciando
segundo as preferências sociais? Bem, começando pelas esferas Institucionais e
observando as Casas que representam a vontade popular (?) como o Senado e a Câmara
dos Deputados, as tendências estão divididas, pois, há correntes de ambos os “lados”.
Como o Poder Legislativo, que gera alguma hostilidade sobre o Poder Executivo!
Por conta do
Poder Judiciário, que expressa através dos Ministros togados do Supremo
Tribunal Federal, uma forte evidência de que preferem o “lado esquerdo” nas evidências
de velada ditadura política mascarada de Justiça, e, que, fazem da
jurisprudência apenas um guarda chuva para esconderem suas preferências a esse “lado”!
Em todo o
caso, vemos os simpatizantes do “lado esquerdo” protegidos por um bunker
blindado por poderosos segmentos políticos/ideológicos, que, digladiam-se
contra seus opositores do outro lado: “Os da direita” cidadã, familiar,
pró-Bolsonaro, trabalhadores e humildes, cumpridores dos seus deveres, que vão
às urnas para votar, que movimentam a economia consumindo, que se manifestam
pela fé e religiosidade, enfim, com tantas virtudes, que não são apreciadas pela
cartilha do “lado esquerdo”!
Portanto,
continuo com essa dúvida... Não vejo claramente, em quais dos “lados” as
tendências pendem na balança da vida brasileira? Vejo sim, que, nos aproximamos
de uma “encruzilhada eleitoral”. Em breve o povo vai ter que definir sua escolha,
e para que lado quer ir, e, analise à luz da razão, as conveniências desses
lados! Porque, um é bom e convidativo para a vida nacional, e o outro é nefasto
e corrupto, que não se coaduna com os perfis brasileiros!
O semáforo já
está com o amarelo a sinalizar “ATENÇÃO”!... Dentro em breve, virá o “VERMELHO”
e, em seguida o “VERDE”! É por aí que apresentar-se-ão as direções a seguir. Os
“lados” que vão definir, doravante, os rumos e os destinos desta nação, que
ainda está em dúvida!
Mas, os “lados”
estão bem desenhados no espectro político/ideológico do que está sendo proposto
pelos seus aficionados! O LADO DIREITO E
O ESQUERDO, já mostram o que vai acontecer se o pais for nas suas direções,
respetivamente! Esse é o atual cenário de um futuro próximo!
Jose Alfredo
- jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário