O BRASIL ESTÁ
SE REINVENTANDO
A história do
nosso país é rica em revoluções, insurreições, processos políticos, guerrilhas
e terrorismos, politicalhas, crises econômicas, crises institucionais,
desvalorizações da moeda, eleições fraudulentas, mudanças constitucionais, e
tantos outros eventos, que fizeram memória.
Por tudo
isso, e, por todos esses processos, podemos admitir sob a ótica das
experiências empíricas, que o Brasil está, atualmente, se “reinventando”! Ou
seja, depurados todos os momentos de sua história, começamos um novo processo
de renovação das nossas forças revestidos de novas energias e de um novo
recomeço das forças políticas administrativas, ideológicas, sociais, econômicas,
e, culturais.
E, essas
mudanças se apresentam sob o mote da “sazonalidade”, quer dizer passados
períodos repetitivos de ciclos históricos, os movimentos voltam à tona, e,
repetem-se na esteira da sua historicidade.
Para citar
alguns exemplos, vemos o ciclo da República, que depois de alguns giros pela sua
história, está repetindo movimentos semelhantes
do passado. A economia ainda mais semelhante ao passado, com os picos de
inflação, desvalorização da moeda, queda dos investimentos, fragilidades na
exportação e importações...
Na política,
a pluralidade partidária pulveriza as demandas eleitorais. Os candidatos
hostilizam-se, sem atacarem de frente o que o povo quer ouvir sobre os novos candidatos,
que venham a se apresentar... Se, tivemos uma ditadura em 64, temos hoje outra
com características de um STF sob o viés de ditadura impondo-se sobre os outros
dois poderes, e sobre a sociedade, a quem manda prender e soltar!
No aspecto social,
os salários defasados... A falta de oferta de novos empregos... As catástrofes
provocadas por falhas em barragens, desabamentos em locais onde proliferam
moradias em barrancos e zonas de alto risco, inundações...
A segurança
popular fragilizada pela bandidagem armada... A disseminação das drogas, que
atinge principalmente a juventude... e por fim, as terríveis consequências geradas
pela pandemia do COVID19 e os desencontros políticos com as vacinas, como
instrumento eleitoral...
Quase a
maioria dos casos citados marcou o nosso passado histórico, daí, posta a questão
o título deste texto: “O BRSIL ESTÁ SE REINVENTANDO”!
Mas, a principal
oportunidade dessa reinvenção está no momento em que, o povo retomou as rédeas
da democracia, e elegeu de forma espetacular e surpreendente o seu Presidente.
Houve com
esse evento, que, já passou para os anais da história do Brasil, um “recomeço”
com o amadurecimento político onde o povo foi determinante com seu poder de
voto, o que jamais havia ocorrido durante o passado da história.
O nosso país
foi descoberto por portugueses. Recebeu grande influência de desenvolvimento de
italianos, espanhóis, alemães, holandeses, franceses e japoneses! Teve parcela
de influências norte americana em tecnologia das comunicações (A TV Glogo
nasceu da vinda de técnicos da Revista Time Life americana com equipamentos que
tornaram possível a implantação da televisão)... O submarino atômico, ainda em
experiência contou com a ajuda da Alemanha... Atualmente a China investe na
agropecuária brasileira... etc; E hoje com suas próprias pernas, o Brasil renova
seu potencial de reinvenção e já encosta às portas dos países de primeiro mundo
com igualdade de condições econômicas, políticas, sociais e culturais!
Jose Alfredo
-jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário