HISTÓRIA
MUTANTE
A
história da sociedade tem como uma de suas principais características ser
mutante. Ou seja, ela está sempre mudando ao longo do tempo.
Nos
períodos revolucionários de ditadura militar, o povo era sobressaltado com as ações
dos guerrilheiros que executavam suas vítimas, com armamento pesado roubado em ações
criminosas.
Os
grupos como MR8, VALPAMARES, PCdoB, Ação Libertadora Nacional (ALN), COLINA –
Comando de Libertação Nacional, VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), entre
outras, comandavam e executavam as ações guerrilheiras de sequestros e crimes
para enfrentamento ao governo militar da época.
A
ideologia era a comunista que regia seus planos, segundo as cartilhas
Soviéticas, Chinesas e Cubanas... Os grupos assaltavam os bancos para auferirem
recursos em dinheiro e se armarem.
Mas,
como disse, a história é mutante. O tempo passa e a cultura o acompanha com
novas premissas ideológicas e novas maneiras de pensar e conceber questões
polêmicas, como, hoje e por exemplo, com a sociedade, que, se arvora contra o
crime das drogas e do tráfico!
Neste
século XXII, parcela de bandidos, que se armaram, criaram um Estado paralelo e
dominam os morros e as favelas das grandes cidades, para disseminarem o consumo
das drogas sob as práticas do tráfico armado e aparelhado para enfrentar até a
polícia com relativa facilidade e condições bélicas.
Nos
tempos da ditadura, a ideologia era a comunista e opositora aos militares que
estavam no governo. Hoje, temos uma ideologia do ganho fácil, em cima do vício
das drogas. Dominadas por esse vício, grande parcela da juventude e de adultos,
consomem drogas, que demandam um caro e rico comercio clandestino e que rende
muito dinheiro aos traficantes!
Esse
“comércio” é alimentado politicamente e juridicamente por “caciques das esferas
executivas” que detém poderes financeiros e buscam nessa demanda, domínios e
consolidam poderes, principalmente entre as classes mais pobres do povo!
Então,
a ideologia atual que alimenta essas atividades “guerrilheiras nos morros e
favelas”, é o ganho fácil em cima dos consumidores já viciados e dependentes
químicos da maconha, LSD, cocaína, e outras anfetaminas, que buscam em
desespero, seus fornecedores, nem que seja para isso, serem mortos e fuzilados!
A
história é a testemunha do tempo. Tempo em que parcela de guerrilheiros
armados, organizavam-se em grupos para realizar seus sonhos de derrubada do
capitalismo e poderio econômico americano, escorados nas cartilhas comunistas,
e, na tentativa de transformar o Brasil numa República sindicalista e operária.
O comunismo da época pregava a tomada do poder e a mudança do país à semelhança
“cubana”!
A
história entrou no Século XX e XXI, e o foco ideológico também acompanhou a
nova demanda ideológica. Atualmente esse mesmo capitalismo, combatido pelo comunismo,
enfraqueceu seu fogo e atividades... Embora se perceba ainda, como diz o
ditado, “onde há fumaça há fogo” a presença velada do pensamento
comunista/socialista instalada nas classes políticas e intelectuais da nação...
Mas,
o que está mais evidente e invade a paz e a tranquilidade da sociedade é a grande
demanda pelas drogas, e os grupos traficantes organizados, armados, sabedores
de que seus cofres estão sempre cheios com os recursos financeiros vindo dos
viciados, e tudo sob a proteção de poderes financeiros e políticos, que não
apenas estão alinhados com o tráfico mas com os consumidores!
Jose
Alfredo - jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário