sábado, 15 de outubro de 2016

ENTRE A VIDA E A MORTE

Uma vez num velório na roça, duas comadres se encontraram e começaram a trocar papos em frente ao caixão do defunto. Então, a comadre VIDA toda prosa falava com a comadre MORTE que meio desconfiada ouvia.
-“Comadre MORTE, nóis vive uma de cada lado... E cada vez que nóis se encontra o papo é sempre o mesmo, né”? E a comadre MORTE responde:
-“Nóis num vevi uma de cada lado, não! Sô! É ocê que não qué passa  pro  lado  de cá”! Perguntou então a comadre VIDA:
-“ Ó xente... Veja só comadre MORTE: Do lado de cá é muito mió! Aqui nóis tem de tudo e aí do seu lado num tem mais nada”! E a comadre MORTE irritada responde:
-“Ô comadre VIDA, no seu lado, tem é muita frescura! Todo mundo aí, tem medo de morrê”!
E a comadre VIDA volta a responder à COMADRE morte: -“Num é medo não! É que ninguém do lado de cá sabe o que tem ai do seu lado”! E a comadre MORTE volta a responder à sua comadre VIDA:


-“Pois é comadre VIDA, mas isso é surpresa! É pra num estraga a surpresa, porque quem vem pra cá, tem dois caminhos pra seguir!
E a comadre VIDA, curiosa quis saber da comadre MORTE: -“Mas que negócio é esse de surpresa”? A comadre MORTE respondeu: -“É que se souberem o que tem do lado de cá ninguém quer vir... Todo mundo quer ficar sempre vivo”!
Nesse momento, o defunto que a tudo ouvia, levantou-se e disse: -“É memo, eu embarquei nessa... Me disserum que aqui era muito legar então eu resolvi ver com meu próprio  zóio  mas até agora num vi nada... Tô aqui preso neste caixão que é só escuridão e solidão... E aí dona comadre MORTE, quando a senhora vai me mostra que é muito legar o lado de cá”?
A comadre VIDA ao ouvir as lamúrias do defunto disse à comadre MORTE:
-“Tá vendo comadre MORTE é por isso que nóis aqui da VIDA num queremo passar pra esse lado” ! E a comadre MORTE, então, remendou a fala do defunto, respondendo: -“É que você, seu defunto besta, não pediu pra vir pra cá... Você veio de xereta e intrometido, agora guenta ai até o patrão decidi o que fazê cocê”!
E as duas comadres, depois do entêrro,despediram-se uma da outra e cada uma foi para o seu lado.

Jose Alfredo



Nenhum comentário:

Postar um comentário