VIDA DIGITAL
A bússola da vida está apontando para direções
digitais. As atividades rotineiras e outras nem tanto, estão levando a
sociedade, para a busca de soluções e de ganhos com a comodidade de um simples
clicar do smartfone ou do computador.
As distâncias aumentaram. Empresários se conectam e
resolvem questões de consumo com rapidez e fluência. Estudantes se preparam
on-line com a escola e de suas casas. Comportamentos comerciais, o fazem os
indivíduos na aquisição de bens de consumo e os recebem a domicilio. Reuniões
são marcadas e efetivadas em vídeos conferências. Missas podem ser assistidas
on-line. Filmes podem ser vistos pela telinha do celular! Vídeos interessantes,
culturais, violentos, familiares estão ao alcance de qualquer um eu domine a
tecnologia digital dos celulares e computadores.
As redes sociais aproximaram as opiniões e as
interagiram na mais diversificada rede de interação cultural. O mundo social
não mais será o mesmo após o período pandêmico! Costumes e comportamentos,
hábitos, perfis sociais, tudo mudou. Temos outro contorno de viver essa outra
realidade tecnológica com o emprego da digitalidade. Os celulares estão nas
mãos de todas as pessoas, quer sejam crianças, jovens, adultos ou idosos. As
formas e os modelos do pensar coletivo também sofreram mudanças. A rapidez com
que os conceitos chegam às pessoas e promovem novas idéias, pensamentos,
raciocínios, tomadas de decisões, sofrem alterações a cada instante.
O mercado ficou submisso ao que informam os sites
especializados nas vendas e preços. Consultas médicas são marcadas conforme
interesse do paciente. Pesquisas são procuradas e garimpadas no Google. Lives
de entretenimento ou com outros interesses são promovidas com requintes de
festas. Aplicativos como o Whatssapp põem cara a cara pessoas em conversas
entre familiares, amigos ou negócios numa instantaneidade absurda!
A era digital trouxe enfim, uma grande vantagem às
rotinas da vida social. A rapidez, a comodidade, as facilidades nos contatos,
que antes demandavam mais tempo e dificuldades nos encontros e nas
possibilidades, foram excluídos e deram lugar ao conforto, comodidade,
agilidade, mais informações, aproximação, interação e globalidade nas relações
sociais, nacionais e internacionais.
Outro aspecto importante a ressaltar é a
possibilidade de arquivamento das informações nos “bancos de memória digital”
possibilitando sempre que necessário sua consulta!
Fotos, textos, vídeos, lives, músicas, conversas,
contatos, historias, lembretes, discursos, palestras, num contexto instantâneo
e sem perda do tempo que hoje nos é exigido em todas as atividades humanas.
Certamente a vida atual e principalmente pós
pandemia teve muito a ganhar com as vantagens inusitadas e proporcionadas pela
situação da COVID19, uma vez que, trouxe agilidade, rapidez, fluidez,
desembaraços, desburocratização, soluções, menos distanciamento, e mais
aproximação ainda que virtual dos indivíduos. E todo esse processo é benéfico
ao convívio popular, que, ainda sim, deve estar seguindo de uma forma mais ligth
os protocolos da pandemia!
Jose Alfredo- jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário