“TERCEIRA
VIA” – Um pouco mais à direita?
Entre a
cruz e a espada, está essa coisa da 3ª via! No meio termo entre os conceitos da
direita e os da esquerda. A terceira
via é uma corrente, que surge no distributismo, e mais tarde na ideologia social-democrata, porém,
é também promovida por alguns partidários do liberalismo
social.
Tenta reconciliar os posicionamentos econômicos
tradicionalmente associados à direita e
à esquerda,
adotando uma política econômica ortodoxa, e políticas sociais progressistas.
Ela não é necessariamente uma alternativa à dicotomia política entre esquerda e
direita, mas sim uma alternativa às propostas econômicas do liberalismo
econômico e do socialismo.
Normalmente é encarada como uma corrente que
apresenta uma conciliação entre capitalismo de livre mercado e socialismo
democrático, sendo considerada um ramo do "centrismo radical",
por Anthony
Giddens, um dos seus principais formuladores.
Entretanto, alguns de seus proponentes a enxergam como uma vertente
modernizadora da social-democracia, classificando-a como uma "nova centro-esquerda". No
entanto, com o passar dos anos, essa vertente ideológica apresentou condutas,
que, a aproximou muito mais das ideias de direita, do que, das ideias de
esquerda.
A terceira via tem sua origem no governo trabalhista, que emergiu na Austrália no
final da década de 1980.
Popularizou-se durante o governo de Bill Clinton nos Estados Unidos, sendo
também defendido por sua esposa, senadora e, posteriormente, secretária de
estado, Hillary, durante
a campanha presidencial de 2008. O primeiro-ministro britânico Tony Blair e
sua facção dentro do Partido
Trabalhista, o New Labour, foram os defensores
mais entusiastas da corrente.
Esta corrente de pensamento defende um "Estado necessário",
em que, sua interferência não seja, nem máxima, como no socialismo
soviético, nem mínima, como no neoliberalismo. Também
defende, entre outros pontos, a responsabilidade
fiscal dos governantes, o combate à miséria,
uma carga
tributária proporcional à renda, com o
Estado sendo o responsável pela segurança, saúde, educação e
a previdência.
Como vimos, nessas publicações pesquisadas na
Internet – Google - WIKIPÉDIA – A enciclopédia livre, temos posições mais moderadas, mas em cima do muro nas
questões econômicas e políticas. Oxalá esses conceitos possam sub existirem
entre as duas espadas, e promover o equilíbrio necessário no embate entre as
direitas, e as esquerdas, que tumultuam a vida política/social do Brasil.
Entre a radicalidade da direita e da esquerda,
vemos a “3ª Via” com seu modelo moderador e conciliador nas difíceis questões
político-ideológicas que grassam pelos corredores dos poderes brasileiros!
Jose Alfredo - jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário