JOVENS SEM
RELIGIÃO
Mais de 50%
da juventude não professam nenhuma religião. Não frequentam nenhuma Igreja.
Vivem sob um indiferentismo por conta de suas idolatrias (bebidas, clubes,
amigos, baladas, namoradas, celulares, passeios e outros tantos motivos de
confortos que a vida moderna pode oferecer).
Certamente os
pais desses jovens afastados da fé e da religiosidade, dão péssimos exemplos
nos quais eles “os filhos” seguem! A maioria, ficou pelos caminhos do Batismo
e/ou da primeira comunhão. Não rezam, não conhecem a intimidade com Jesus,
Nossa Senhora, os Anjos e os Santos de Deus.
Nem sabem que
lhes foi dado um “PATRIMÔNIO DIVINO” (Pai, Filho, Espírito Santo, Nossa
Senhora, Anjos e Arcanjos e os Santos de Deus), dentro do qual, aprimoramos a
fé, a esperança e a caridade da sua salvação!
Por conta da
modernidade e sob o escopo do consumismo (modismos, modernismos, das posses, da
sensualidade, das bebidas, das noitadas, das madrugadas, e, sobretudo das
drogas), mais de 50% da juventude vive afastada de Deus e se aproxima cada vez
mais das armadilhas do demônio!
As coisas da
Igreja, para eles são cafonices, que não merecem ser observadas. Os jovens a
começar pelo desprezo de suas famílias, agora desprezam também a Igreja e por
consequência a sua fé e os valores religiosos que tão bem ordenam as atividades
da vida!
Deduz-se com
isso, que, a Igreja doravante vai se esvaziando. Ela vai ficando apenas para os
idosos, que a celebram nos seus cultos e a valorizam com seus sacramentos,
principalmente o da Eucaristia (A Santa Missa). Observa0se que o jovem não
tolera ser controlado e ter compromissos com a IGREJA! Pois, ser cristão
autêntico é assumir os compromissos inerentes às missões que todos os “batizados”
estão sujeitos!
Todo o
cristão deve honrar o seu “Batismo” como uma testemunha de sua pertença à Igreja
e como filho adotivo de Deus Criador... Deve ser efetivo ao receber o
sacramento da Eucaristia... Deve conhecer as Sagradas Escrituras como Palavras
de Salvação que saem da boca de Deus... Deve confessar os seus pecados...
Participar pelo menos das Missas dominicais... Ajudar a Igreja nos seus
encargos das Pastorais, principalmente no “dízimo”... Deve procurar participar
dos trabalhos de algumas das diversas “Pastorais” (familiar, da juventude, da
comunicação, da saúde, política, Grupo dos Vicentinos, Obras de Maria), etc...onde
possa ser útil e exercitá-los segundo seu “carisma”!
Mas, o forte
apelo do mundo para as coisas efêmeras falam mais alto na saciedade jovem do
consumismo, da sensualidade, das drogas, do modismo, das violências, enfim das
diversas formas de confortos, que enganam as expectativas da juventude!
Outra razão
disso é a grande ausência das oportunidades de trabalho remunerado aos jovens.
Observa-se que a maioria não possui mão de obra, nem habilidades, as quais
dificultam sua entrada no mercado de trabalho às quais os deixam dependentes do
sustento financeiro dos pais! Junte-se a
isso ainda, o desinteresse nos estudos e o afastamento da sala de aula. E,
quando se fazem presentes adotam composturas e comportamentos “desviados” da
plenitude do aluno, que deveria respeitar os professores, a escola, o
patrimônio escolar, e, sobretudo a
Instituição Escola!
A juventude
de hoje, carrega os vícios da bebida, do fumo, da sensualidade, do roubo, da
violência, do desrespeito, da vagabundagem, e do desinteresse as
responsabilidade. Ela não quer assumir o que lhe compete dentro das demandas sociais!
Jose Alfredo
- jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário