terça-feira, 17 de maio de 2022

 

A ACADEMIA DE PLATÃO E A ALACG

 

A Academia de Platão era uma comunidade

Constituída pelos membros mais avançados!

Salas de aulas dos pensares filosóficos e morais...

Local público chamado de “Akademia” fundada

Como a primeira das universidades ateniense...

Floresceu os pilares de estudos sobre a República,

E, os conceitos das formas e da intelectualidade!

Da antiga Atenas com seus filósofos nasceu o

Advento das Academias, como as de hoje!

Reunião de poetas, escritores, pensadores,

Filósofos, impolutos e desideratos literatos!

Fazem da literatura sua estrutura na produção

Das poesias, crônicas, contos, casos, prosas e

Versos diversos, para a edificação cultural da

Nossa gente! Suas ferramentas são a reflexão,

Inspiração... A concepção de textos, com suas

Retóricas próprias, a criação de novas ideias e

Pensamentos, que refletem a atualidade da vida...

Platão foi, então, o precursor da profusão das

“Academias de Letras”, que, com suas capacidades

Literárias, promovem o desenvolvimento e a

Propagação do conhecer no alvorecer da cultura,

E, das suas diversas formas como a leitura, as artes,

A música, a oratória, os livros, a escultura, a dança,

Como farta bonança, depois de uma torrencial chuva

De trevas e ignorâncias! É o legado de Platão às

Academias de hoje e seus “imortais” como discípulos

Do mestre da filosofia a construírem as edificações

Acadêmicas com seus talentos e proposições!

 

Jose Alfredo – Acadêmico da ALACG

Cadeira 40 - Guaratinguetá

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário