O MUNDO APÓS A PANDEMIA
Certamente a vida mudou
bastante com o advento da Pandemia da COVID19, que alterou conceitos,
preceitos, comportamentos, políticas, economias, enfim, a chave foi mudada e
outras tensões sugiram nas rotinas humanas.
Começo pelas relações
sociais dentro das famílias com o confinamento do lockdown. A preocupação entre
pais e filhos e demais membros, uns policiando os outros, nas medidas
protocolares (uso de máscaras, higienização das mãos, prescrições à mesa, e,
porque não, a desconfiança em que outros membros da família descumpram as
regras e ponham em risco a prole!
Do lado externo às
famílias, os ajuntamentos e aglomerações das pessoas nas Missas, cinemas,
campos de futebol, eventos públicos, bares e restaurantes, procissões
religiosas, aviões, coletivos, e grande concentrações de indivíduos, trouxeram
preocupações desmedidas a todos, uma vez que os cuidados de um teriam que ser
os cuidados de todos, quanto ao protocolo, decantado e divulgado até em excesso
pelas mídias...
Por outro lado, a
pandemia, alterou profundamente as relações comerciais e os movimentos da
economia. Lojas regulando a entrada de clientes causaram desconfortos às
pessoas pela “espera” em ser atendidas... A plenitude da economia foi demasiadamente
abalada pela diminuição dos movimentos da importação e exportação... A
geopolítica colocou em oposição à China com os demais países dos blocos
europeus, latinos e asiáticos gerando hostilidades entre as maiores potências
econômicas como USA, Rússia, Alemanha, Inglaterra, Israel, Japão, países como o
Brasil e os países da Ásia.
As relações
diplomáticas sofreram desequilíbrios nas suas pautas de negociações. As
políticas de governos encontraram na Pandemia entraves nos mercados e as
questões políticas recrudesceram os ânimos com discórdias e dissonâncias na
diplomacia internacional, principalmente entre a China, Rússia e USA.
Mas o evento de maior
impacto na sociedade mundial foi a surgimento da guerra entre a Ucrânia e a
Rússia, por questões de geopolítica mal resolvida e com componentes ideológicos
de difícil solução, ainda que não decorrente dos malefícios da pandemia!
Aqui no Brasil, o
governo teve e tem que carregar pesado fardo das consequências pandêmicas
ombreando essa cruz por conta também da preparação das eleições, que se
aproximam! E a pandemia está sendo uma ferramenta mal utilizada pelos algozes
do governo Bolsonaro, com ataques sistemáticos e estratégicos gerados
pelas mídias, Congresso Nacional,
Supremo Tribunal Federal, Supremo Tribunal Eleitoral, e alguns Governadores de Estados,
além de setores da elite intelectual do pais (Universidades, Sindicalismos, Professores,
artistas, Escritores, produtores editoriais)...
Então, o mundo após a
pandemia jamais será o mesmo! Mudanças comportamentais de pessoas físicas e
jurídicas se alteraram... O distanciamento entre os indivíduos acentuou a
ausência de trocas de ideias e de conversas de algum proveito e edificação
social... Os celulares com as redes sociais se avolumaram com as imagens pelo
Whatsapp, Facebook, Instagram mantendo contatos distantes numa profusão de imagens,
vídeos e áudios acentuando dessa maneira, as práticas entre os jovens,
principalmente.
A educação se alterou.
Aulas on-line puseram alunos e professores separados pela telinha numa meia
integração, limitadas pelas imagens uns dos outros! Tarefas impostas pelos
mestres aos alunos, que as exercitavam e davam o retorno nas aulas seguintes.
Porém, um componente,
que persegue até os dias de hoje, com acentuado relaxamento das medidas protocolares,
é o contágio do COVID19 e consequente o MEDO da morte, que tem assolado ainda
muitas pessoas, ainda que vacinadas até pela 4ª vez.
Outro aspecto que muda radicalmente os
procedimentos das pessoas são aquelas que possuem alguma “COMORBIDADES” (Arritmias cardíacas, Cardiopatia hipertensiva, Diabetes
mellitus, Doença cerebrovascular, Doença renal crônica), entre outras, e são
impedidas de se vacinarem!
Jose Alfredo -
jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário