O FUTURO VAI
NOS ENGOLIR!
“O futuro
está se avizinhando como um inimigo e um bicho papão, se o mundo, e os povos
não resolverem suas questões de urgência, que, se arrastam desde o passado, e
que, ainda hoje não foram solucionados”!
A geração dos
anos 70 tentou de tudo para ser feliz: “Mudar comportamentos, confrontar o
regime militar, derrubar preconceitos, sonhar com um mundo rural”! Isso não
passou de divagações, pois, hoje temos outros problemas, que clamam pelas suas soluções, como: “climatologia" (o clima está mudando)... Enchentes, tempestades, furacões, neve e baixas temperaturas,
o mar está subindo e engolindo cidades...); “Mobilidade urbana”... (O passado
revestiu o mito automóvel de muita importância, e, hoje ele rouba liberdades
dos espaços públicos, e polui o meio ambiente). “Preservação do meio ambiente”...
(o lixo urbano está uma vergonha, e seu acúmulo, sem um planejamento de coletas
dos resíduos está provocando doenças). “Transporte público”... (de baixa
qualidade e mal organizado, não atende as necessidades da grande parcela da
população).
O que, se vê
é que, as cidades não estão preparadas no enfrentamento dessas questões de
máxima urgência. Repito, o FUTURO vai nos engolir, se, não resolvermos essas
demandas, que iriam ajustar o êxito, e a paz da coletividade, quando passam por
essas crises!
“Não adianta
olhar para o passado, e, se preparar para a pior chuva já ocorrida”! “Não adianta
ensinar as crianças nas escolas sobre o seu procedimento no trânsito entre os
automóveis, se, não disciplinarmos e retirarmos parte do já congestionado fluxo
de automóveis nas vias urbanas”! “Não adianta campanhas sobre a coleta correta
do lixo, se não houver um planejamento que defina “para onde vai ser despejado
e o seu depósito”?
Outra ameaça
do futuro, que está ai às portas para nos engolir é o consumo racional,
inteligente e precavido da ÁGUA! Vemos no presente, uma cultura do esbanjamento
irresponsável do precioso líquido! Não
somente no consumo doméstico, mas, sobretudo nas empresas, que, ainda por cima,
despejam, e poluem rios, e pequenos cursos d´agua.
Então, vejo
neste artigo, o quão estamos atrasados nas soluções, que estão clamando por
definições, desde o passado , e que, se apresentam ainda mais evidentes no
presente, e que, já se projetam para um futuro ameaçador, caso nossas
negligências continuem com as aparências de que “está tudo bem”!
Urge, que, as
providências comecem a surgir com os procedimentos de toda a sociedade, da
governança, dos Institutos de pesquisas, das Universidades, das classes
políticas, da juventude, dos adultos, pais e mães, famílias, etc... É um dever
de todos, essa “preocupação” na busca de amenizarmos o quanto antes, o que, já
começou a nos afligir, e que, se projeta num futuro, que quer nos engolir!
Jose Alfredo
- jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário