A MANADA DE
PORCOS
Na homilia de
hoje a Igreja Católica nos conta, no Evangelho de Jesus, (Mt 8, 28-34), que, o
Mestre foi para a outra margem do Mar da Galileia na região dos Gadarenos, numa
aldeia de pagãos, que, não eram Judeus e nem tinham a mesma religiosidade deles.
Lá dois
homens vieram até Jesus. Eles estavam dominados por um demônio, e lhe disseram:-
“Que tens a ver conosco, Filho de Deus?
Tu vieste aqui para nos atormentar antes do tempo?”
Aquele povo
reclamou, e repeliu a presença de Jesus, que tinha feito um bem expulsando os
demônios daqueles dois homens, cujos demônios Lhe pediram para que, os jogassem
na manada de porcos e as atirasse ao mar!
Ante aquela
atitude, pediram a Jesus para que, se retirasse da sua região, num ato de
hostilidade ao Mestre, pois eles perceberam sob a ótica da economia, que,
aquela manada de porcos, custava uma parcela de suas economias e ela fora
atirada ao mar, e os porcos se afogaram...
Vemos então,
que quando, não temos uma religiosidade, ou não temos a pertença à uma Igreja
cristã, ou até mesmo distante das coisas de Deus, estamos ligados pelas
riquezas do mundo, às nossas economias, ao nosso dinheiro, e aos prazeres
mundanos, e muitas vezes não reconhecemos a presença e as graças do Altíssimo
na vida!
Aquele povo
Gadareno, não reconheceu o bem realizado por Jesus nem a sua autoridade sobre
todo o mal, e O rejeitaram pedindo-Lhe, que fosse embora daquela região!
Muita gente
de hoje, também se incomoda com o bem, e, se apega com o mal. Jesus após dois
mil anos ainda é rejeitado por muitos... Quando o Papa fala dos casais ou das
famílias e de outros temas, sempre há aquela parcela “GADARENA”, que, lhe faz hostilidade
e rejeição chamando-o de comunista! Quando, os direitos humanos buscam retirar
jovens das drogas, os traficantes reclamam, porque, sua economia está sendo
prejudicada! Quando o governo dá apoio aos carentes da educação, há os
poderosos da política, que reclamam, pois preferem dominar os ignorantes e os que
os servem pela ignorância, e são facilmente manipulados...
Então, temos
uma semelhança com aquele povo “GADARENO” que repeliu Jesus, porque Ele tirou
os demônios dos dois homens, e, os jogou na manada de porcos, que foi atirada
ao mar por pedido dos próprios demônios!
Vemos então,
uma grande hipocrisia de muita gente, que vive afastada de Deus e repele Jesus,
e hostiliza a Igreja e os cristãos em detrimento de suas riquezas e economias
opressoras aos menos favorecidos e pobres. Odeiam os cristãos, repelem Jesus,
detestam a Igreja e o Papa! São os “GADARENOS” de hoje, sem fé, sem
conhecimento de quem é Jesus, mas, apenas vivem presos às suas riquezas e
economias mesquinhas e avarentas!
Jose Alfredo –
jornalista católico
Nenhum comentário:
Postar um comentário