domingo, 8 de janeiro de 2017

TEXTO CONTO

O SOL E A LUZ

Eis que a Lua começa a despontar no limiar do novo ano. Ela então, ao pressentir o nascer do Sol, lhe pergunta ainda às escuras da noite: - “Caro amigo Sol, que vais iluminar o primeiro dia do novo ano com tua poderosa luz, que achas do novo tempo que vais anunciar”?
O amigo sol muito esperançoso, responde a Lua alegre e prateada no alto da abóboda celeste:
-“Amiga Lua dou-te o meu até breve porque tenho muita coisa pra fazer... Está raiando o primeiro dia”!
A humilde e garbosa Lua diz com um pouco de tristeza e saudades: -“Pois é amigo Sol; Você se prepara para teus afazeres diários ao novo ano que está a nascer, mas, eu estou um pouco triste, porque, para, muitos, não vou ser ícone da paixão dos namorados e casais que me buscam seus romances à minha luz prateada!
E o Sol intrigado lhe diz: -“Mas amiga Lua, eu faço a minha parte durante o dia e você tem que fazer a sua à noite”!
Responde então a Lua: -“Amigo Sol o que fazes de dia é a rotina dos humanos no dia a dia... Mas eu que não tenho o seu poder de luz, apenas acaricio o amor noturno e alimento seus prazeres e tudo passa rápido e muito efêmero! Os humanos estão cada vez mais sem amor e sem romance”!
Diz o Sol mais esclarecido da verdade que disse a amiga lua: -“É verdade amiga Lua! Os humanos estão mais ambiciosos nas suas conquistas que se esquecem das noites enluaradas plenas de romances e se atiram com afinco ao dia para ganharem mais dinheiro, mais conforto, mais poderes na sociedade em que vivem”!
Então, os dois amigos estelares, chegam a um acordo na filosofia de cada um, sobre seus valores aos humanos; Diz o Sol: -“Cara Lua, não posso te ajudar nos seus objetivos românticos, pois, o meu papel é produzir os dias para que eles trabalhem e conquistem seus objetivos na vida; Cabe a você, tentar de todas as formas, oferecer a eles alguma forma romântica e alimentá-los com amor, romance e banhá-los com seu luar prateado pleno de lúdicos momentos, ainda que rápidos, para que no dia seguinte eu consiga motivá-los à labuta à luz do sol”! Então, Sol e Lua, deram-se as mãos para juntos presentearem os humanos, no seu dia a dia, “dias de boa vontade e noites românticas”!


Jose Alfredo

Nenhum comentário:

Postar um comentário