O SOL
E A LUZ
Eis
que a Lua começa a despontar no limiar do novo ano. Ela então, ao pressentir o
nascer do Sol, lhe pergunta ainda às escuras da noite: - “Caro amigo Sol, que
vais iluminar o primeiro dia do novo ano com tua poderosa luz, que achas do
novo tempo que vais anunciar”?
O
amigo sol muito esperançoso, responde a Lua alegre e prateada no alto da
abóboda celeste:
-“Amiga
Lua dou-te o meu até breve porque tenho muita coisa pra fazer... Está raiando o
primeiro dia”!
A
humilde e garbosa Lua diz com um pouco de tristeza e saudades: -“Pois é amigo Sol;
Você se prepara para teus afazeres diários ao novo ano que está a nascer, mas,
eu estou um pouco triste, porque, para, muitos, não vou ser ícone da paixão dos
namorados e casais que me buscam seus romances à minha luz prateada!
E
o Sol intrigado lhe diz: -“Mas amiga Lua, eu faço a minha parte durante o dia e
você tem que fazer a sua à noite”!
Responde
então a Lua: -“Amigo Sol o que fazes de dia é a rotina dos humanos no dia a
dia... Mas eu que não tenho o seu poder de luz, apenas acaricio o amor noturno
e alimento seus prazeres e tudo passa rápido e muito efêmero! Os humanos estão
cada vez mais sem amor e sem romance”!
Diz
o Sol mais esclarecido da verdade que disse a amiga lua: -“É verdade amiga Lua!
Os humanos estão mais ambiciosos nas suas conquistas que se esquecem das noites
enluaradas plenas de romances e se atiram com afinco ao dia para ganharem mais
dinheiro, mais conforto, mais poderes na sociedade em que vivem”!
Então,
os dois amigos estelares, chegam a um acordo na filosofia de cada um, sobre
seus valores aos humanos; Diz o Sol: -“Cara Lua, não posso te ajudar nos seus
objetivos românticos, pois, o meu papel é produzir os dias para que eles
trabalhem e conquistem seus objetivos na vida; Cabe a você, tentar de todas as
formas, oferecer a eles alguma forma romântica e alimentá-los com amor, romance
e banhá-los com seu luar prateado pleno de lúdicos momentos, ainda que rápidos,
para que no dia seguinte eu consiga motivá-los à labuta à luz do sol”! Então, Sol
e Lua, deram-se as mãos para juntos presentearem os humanos, no seu dia a dia, “dias
de boa vontade e noites românticas”!
Jose
Alfredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário