RELIGIÃO FOI CRIADA PELO HOMEM?
Segundo o pensar da
maioria das pessoas, independentemente de profissão de fé e até mesmo de ateus,
a religião foi criada pelo homem. Essa premissa humana está certa, ainda que
esse pensamento leve ao distanciamento de Deus!
Mas, é uma
característica teológica do homem, ser moldado pelo Criador. Está implícita na
sua personalidade a dependência de Deus. Ainda que, pela falta da fé, e na
subjetividade humana, isso leve ao pensar no materialismo e ausência de Deus;
Daí, o questionamento de ser a “religião criada pelo homem”!
Na criação, o Criador
implantou seu ship no ser humano e este sem o saber, é levado,
inconscientemente ao contexto da vida material, porém, submetida às normas
divinas.
Há uma ordem
estabelecida, sem a qual nada funciona para o bem humano! No individualismo
subjetivo o ser humano que não acredita em Deus, pode até viver dessa forma e
achar que morrendo tudo se acabou!
No entanto, a sabedoria
que exala há milênios, do best seller conhecido como Bíblia (Sagradas
Escrituras) e que exprime a Santa Palavra do Criador, é transmitida de geração
em geração provando assim, que o Criador se revela na sua inexorável pedagogia
que ensina a todos os mistério da criação e por conseguinte, um forte laço com
o ser humano que o leva dependendo dele, à uma natural e espontânea
religiosidade!
A religião é inerente
ao ser criado que no transcurso de sua vida deixa desabrochar esse dom que é a
busca frenética do criado ao Criador!
A fé é o instrumento
indispensável da religião. É o elo que liga Deus ao homem. Deus mesmo espera
que o seu criado ligue-se a Ele pela religião. Esse processo é comprovado nas
Escrituras Sagradas, desde quatro mil anos atrás com os procedimentos de Abraão
na saída de Ur, na Caldeia, rumo à Terra Prometida.
Deus fala através da sua
pedagogia que nos ensina ao longo dos milênios. Profetas, Reis, Governadores e
Apóstolos têm sido ferramentas e instrumentos do Criador e assim, nesse
processo, a religião foi sendo alimentada e sedimentada.
Até o processo final,
onde Jesus estabelece a aliança nova e definitiva quando diz: “QUEM ME VÊ, VÊ O
PAI!”... “NINGUÉM VAI AO PAI SENÃO POR MIM!”... “EU SOU O CAMINHO A VERDADE E A
VIDA!”
Portanto, a religião é
a mais perfeita definição do conhecimento de Deus quando se conhece o Filho e
toda a sua PALAVRA SANTIFICADORA! Pela fé é que aceitamos e acolhemos nossa
religião: “O ligar-se a Deus e aceitá-Lo com verdade definitiva para a nossa
vida”!
Jose Alfredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário