QUE PAÍS É ESSE?
Tento
entender a sociedade atual...
Busco
explicações pela razão e
Pela
história depositária de todos
Os
valores e fatos deste país!
Pela
compreensão tento ir à raiz
De
fatos que marcaram essa matiz!
Que
contradiz meus anseios...
Que
leva a devaneios...
Tento
buscar uma lógica
Que
justifique tudo o que está acontecendo...
Mas
continuo não entendendo...
Fomos
colonizados pelos portugueses;
Invadidos
pelos holandeses;
Viramos
República de país civilizado
Que
privilegiou a escravidão;
E
na servidão manchou a dignidade
De
sua brasilidade!
Bandeiras
e Entradas demarcaram
Nosso
território em ações altaneiras!
Notórios
brasileiros fincaram nossa Bandeira!
Legaram-nos
fronteiras de uma nação!
Temos
o privilégio de solo rico
Que
agasalha o petróleo e esconde ouro!
Um
clima perfeito para a agricultura!
Uma
longa costa para a piscicultura!
O
esplendor das matas com sua fauna e flora
Onde
aflora o verde e a madeira de lei...
A
maior floresta do mundo e suas águas
Com
o majestoso Amazonas!
Um
país recheado pelo folclore!
De
Norte a Sul sua Bandeira colore...
Rios
que banham e fertilizam o solo...
Orla
costeira de um grande paraíso
Tropical
de cálidas praias...
Este
Brasil paradisíaco refletindo
Seu
tropicalismo inigualável,
Contradiz-se
na sua cultura
Inócua
onde impera tanta corrupção!
Sua
máquina administrativa emperrada
Há
anos não funciona e nada adiciona...
Seu
Estado em franca falência...
Seus
homens públicos nadando em indecências...
Suas
Instituicões corroídas e ineptas...
Seu
povo anestesiado numa cultura proselitista,
Encabrestado
por mídias corrompidas
Que
manipulam eleições e rejeições!
Tento
entender este Brasil confuso!
Sem
comando... Desorientado...
De
brasileiros inimigos e intrusos
A
reboque do progresso e desalentado!
Não
encontro razões que me convençam...
Antes,
entristeço-me pelas mentiras
Que
encerram numa redoma desmedida
Ideologias
espúrias de cultura bestializada
A
dominar e aparelhar as instâncias
Do
Estado Brasileiro em todas as circunstâncias!
Com
toda minha sinceridade,
não
entendo este país!
Que
dorme em berço esplêndido
E
jamais acordou do sonho endêmito!
De
realidade inóspita
Em
caminhos espúrios!
Jose
Alfredo
Nenhum comentário:
Postar um comentário