CONTINÊNCIA:
GESTO INERENTE AOS MILITARES!
Há
muito se tem observado essa questão de “polêmicas” quanto ao gesto dos atletas
militares quando estão no pódio. Na verdade isso demonstra dois aspectos:
Primeiro: o desconhecimento por parte dos dirigentes das Olimpíadas, das normas
e sinais de respeito militares e segundo: os atletas militares cumprem o gesto
na frente da Bandeira pátria e do seu Hino, como uma determinação do
regulamento R-Cont – Regulamento de Continências e Sinais de Respeito que regem
as Forças Armadas.
O
gesto de fazerem suas continências, está subordinado à sua formação militar,
que o executam aos superiores e na exaltação dos Símbolos Nacionais, como é o
caso da Bandeira e do Hino, respectivamente, sendo hasteada e tocado por bandas
ou sons de gravação.
O
militar, portanto, tem na continência, a forma de cumprimento. É demonstração
de respeito nas celebrações como é o caso da premiação no pódio e com a
execução do Hino e hasteamento da Bandeira!
Não
há implicações de forma alguma que desabone os preceitos olímpicos, uma vez que
esses atletas, mesmo nessa circunstância, jamais deixam de estar na qualificação
de “MILITARES” por 24 horas. E não vai ser no pódio que o deixariam de sê-lo e
principalmente na presença dos dois mais importantes símbolos nacionais.
Quanto
aos “civis” cujo regulamento não existe, fica a livre condição, de manifestarem
seu respeito, nessas ocasiões, tomando a “posição de sentido com a mão direita
sobre o peito e o coração”!
Mas
a olhos vistos, vemos que na maioria dos casos, nem isso o fazem. Atletas da
seleção de futebol, na sua maioria, não cantam o seu Hino pátrio... A maioria
dos brasileiros, nos estádios de futebol, nem se levantam à execução do Hino e
hasteamento da Bandeira Brasileira!
Portanto,
os atletas militares e todos eles, sabem bem o significado do gesto
“CONTINÊNCIA” e o executam, independentemente das circunstâncias em que se
encontrem!
Eu
mesmo, na condição de militar inativo (reformado), quando participo de um
evento que haja o Hasteamento da Bandeira Brasileira e a execução do Hino
Nacional, fico na posição de sentido e levo a mão direita espalmada e dedos
unidos à testa, caracterizando minha “CONTINÊNCIA”! Afinal, mesmo na reserva, não deixo de ser um
militar do Exército Brasileiro!
“ATLETAS
BRASILEIROS DAS FORÇAS ARMADAS: CONTINUEM A EXECUTAR SUAS CONTINÊNCIAS NO
PÓDIO”... É o seu dever e nenhum outro
regulamento (mesmo o do Comitê Olímpico) não poderá retirar esse gesto INERENTE
SOMENTE AOS MILITARES!
Nossas
continências serão sempre um sinal perene, devido a honra e dignidade cívica, devida à nossa sagrada
BANDEIRA e amado HINO!
Jose Alfredo Evangelista – Subtenente
Reformado do Exército Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário