segunda-feira, 15 de agosto de 2016

CONTINÊNCIA: GESTO INERENTE AOS MILITARES!

Há muito se tem observado essa questão de “polêmicas” quanto ao gesto dos atletas militares quando estão no pódio. Na verdade isso demonstra dois aspectos: Primeiro: o desconhecimento por parte dos dirigentes das Olimpíadas, das normas e sinais de respeito militares e segundo: os atletas militares cumprem o gesto na frente da Bandeira pátria e do seu Hino, como uma determinação do regulamento R-Cont – Regulamento de Continências e Sinais de Respeito que regem as Forças Armadas.
O gesto de fazerem suas continências, está subordinado à sua formação militar, que o executam aos superiores e na exaltação dos Símbolos Nacionais, como é o caso da Bandeira e do Hino, respectivamente, sendo hasteada e tocado por bandas ou sons de gravação.
O militar, portanto, tem na continência, a forma de cumprimento. É demonstração de respeito nas celebrações como é o caso da premiação no pódio e com a execução do Hino e hasteamento da Bandeira!
Não há implicações de forma alguma que desabone os preceitos olímpicos, uma vez que esses atletas, mesmo nessa circunstância, jamais deixam de estar na qualificação de “MILITARES” por 24 horas. E não vai ser no pódio que o deixariam de sê-lo e principalmente na presença dos dois mais importantes símbolos nacionais.
Quanto aos “civis” cujo regulamento não existe, fica a livre condição, de manifestarem seu respeito, nessas ocasiões, tomando a “posição de sentido com a mão direita sobre o peito e o coração”!
Mas a olhos vistos, vemos que na maioria dos casos, nem isso o fazem. Atletas da seleção de futebol, na sua maioria, não cantam o seu Hino pátrio... A maioria dos brasileiros, nos estádios de futebol, nem se levantam à execução do Hino e hasteamento da Bandeira Brasileira!
Portanto, os atletas militares e todos eles, sabem bem o significado do gesto “CONTINÊNCIA” e o executam, independentemente das circunstâncias em que se encontrem!
Eu mesmo, na condição de militar inativo (reformado), quando participo de um evento que haja o Hasteamento da Bandeira Brasileira e a execução do Hino Nacional, fico na posição de sentido e levo a mão direita espalmada e dedos unidos à testa, caracterizando minha “CONTINÊNCIA”!  Afinal, mesmo na reserva, não deixo de ser um militar do Exército Brasileiro!
“ATLETAS BRASILEIROS DAS FORÇAS ARMADAS: CONTINUEM A EXECUTAR SUAS CONTINÊNCIAS NO PÓDIO”...  É o seu dever e nenhum outro regulamento (mesmo o do Comitê Olímpico) não poderá retirar esse gesto INERENTE SOMENTE AOS MILITARES!
Nossas continências serão sempre um sinal perene, devido a honra e  dignidade cívica, devida à nossa sagrada BANDEIRA e amado HINO!


Jose Alfredo Evangelista – Subtenente Reformado do Exército Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário