quarta-feira, 10 de agosto de 2016

ESPÍRITO OLÍMPICO


O fantástico evento das Olimpíadas envolve, naturalmente, atletas e cidadãos de todo mundo. Uma catarse entre os povos rege comportamentos que sempre denotam o grau de cultura de um país participante. Podemos observar, por exemplo, o silêncio respeitoso da plateia no jogo de tênis; Também a educação esportiva do público para as apresentações na ginástica; Da mesma forma, as partidas de tênis de mesa e na esgrima...
Já, nos esportes que envolvem um grande público lotando estádios e ginásios, como acontece com o futebol, basquete e o vôlei, é óbvio que aquele SILÊNCIO característico e estiloso, como fator de educação cultural desportiva, não ocorre!
Temos observado nessas competições que envolvem equipes brasileiras, manifestações de “vaias” aos adversários estrangeiros, o que, nos constrange frente à opinião mundial que acompanha pela TV as partidas.
Vaias sempre existiram. Mas sua conotação deveria estar referida nos eventos cujos atletas não proporcionam a empatia com o seu público, como ocorreu na ultima partida da seleção olímpica brasileira no desastroso empate com o IRAQUE. Aquelas vaias tiveram sentido para a torcida brasileira presente no estádio!
Por outro lado as vaias à seleção feminina da ÁFRICA DO SUL no jogo contra o Brasil, demonstraram a baixa cultura desportiva do brasileiro, que da mesma forma, desrespeitou o pronunciamento do Presidente da República na abertura das Olimpíadas!
As notícias nos deram conta, ainda, das hostilidades de parcela de brasileiros aos cidadãos argentinos, além, de constantes vaias durante os embates que colocaram frente a frente Brasil e Argentina!
Vemos ainda, essa ridícula manifestação, que já vem desde os jogos da Copa Libertadores da América, iniciada no México e adotada pelas torcidas brasileiras nos jogos de futebol, quando os goleiros das equipes adversárias, chutam os tiros de meta sob a estridente vaia de “VIADO”!
Somando, então, todos esses comportamentos indesejáveis e antidesportivos, nosso país dá mostras desabonadoras ao estrangeiro que para aqui vem participar das Olimpíadas esperando encontrar por estas terras, o mínimo de cultura desportiva... Mas o péssimo exemplo, sobretudo nas vaias e que se estende à criminalidade pelas ruas, depõem contra o Brasil, no contexto cultural internacional, pois o evento demanda um alto grau de educação, acolhimento e segurança aos povos irmãos que aqui vem!
Não estamos fazendo a lição de casa. Seria uma excelente oportunidade para aproveitarmos a chance de estarmos sendo visitados por povos do mundo inteiro, a consolidar nossa educação, sobretudo a desportiva...
As “Olimpíadas RIO-2016” está servindo como parâmetro de avaliação de que ainda precisamos melhorar e muito no quesito educação.

Jose Alfredo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário