ESPÍRITO OLÍMPICO
O fantástico evento das
Olimpíadas envolve, naturalmente, atletas e cidadãos de todo mundo. Uma catarse
entre os povos rege comportamentos que sempre denotam o grau de cultura de um
país participante. Podemos observar, por exemplo, o silêncio respeitoso da
plateia no jogo de tênis; Também a educação esportiva do público para as
apresentações na ginástica; Da mesma forma, as partidas de tênis de mesa e na
esgrima...
Já, nos esportes que
envolvem um grande público lotando estádios e ginásios, como acontece com o
futebol, basquete e o vôlei, é óbvio que aquele SILÊNCIO característico e
estiloso, como fator de educação cultural desportiva, não ocorre!
Temos observado nessas
competições que envolvem equipes brasileiras, manifestações de “vaias” aos
adversários estrangeiros, o que, nos constrange frente à opinião mundial que
acompanha pela TV as partidas.
Vaias sempre existiram.
Mas sua conotação deveria estar referida nos eventos cujos atletas não
proporcionam a empatia com o seu público, como ocorreu na ultima partida da seleção
olímpica brasileira no desastroso empate com o IRAQUE. Aquelas vaias tiveram
sentido para a torcida brasileira presente no estádio!
Por outro lado as vaias
à seleção feminina da ÁFRICA DO SUL no jogo contra o Brasil, demonstraram a
baixa cultura desportiva do brasileiro, que da mesma forma, desrespeitou o
pronunciamento do Presidente da República na abertura das Olimpíadas!
As notícias nos deram
conta, ainda, das hostilidades de parcela de brasileiros aos cidadãos argentinos,
além, de constantes vaias durante os embates que colocaram frente a frente
Brasil e Argentina!
Vemos ainda, essa
ridícula manifestação, que já vem desde os jogos da Copa Libertadores da
América, iniciada no México e adotada pelas torcidas brasileiras nos jogos de
futebol, quando os goleiros das equipes adversárias, chutam os tiros de meta
sob a estridente vaia de “VIADO”!
Somando, então, todos
esses comportamentos indesejáveis e antidesportivos, nosso país dá mostras
desabonadoras ao estrangeiro que para aqui vem participar das Olimpíadas
esperando encontrar por estas terras, o mínimo de cultura desportiva... Mas o
péssimo exemplo, sobretudo nas vaias e que se estende à criminalidade pelas
ruas, depõem contra o Brasil, no contexto cultural internacional, pois o evento
demanda um alto grau de educação, acolhimento e segurança aos povos irmãos que
aqui vem!
Não estamos fazendo a
lição de casa. Seria uma excelente oportunidade para aproveitarmos a chance de
estarmos sendo visitados por povos do mundo inteiro, a consolidar nossa
educação, sobretudo a desportiva...
As “Olimpíadas
RIO-2016” está servindo como parâmetro de avaliação de que ainda precisamos
melhorar e muito no quesito educação.
Jose Alfredo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário